terça-feira, 23 de outubro de 2012

EUA: Preço do leite no varejo deverá aumentar 15%


postado há 1 dia atrás

Os preços do leite no varejo dos Estados Unidos aumentarão em 15% no primeiro trimestre de 2013 depois da pior seca relatada desde 1956, que elevou os custos dos alimentos animais, de acordo com o Dairy Management Inc.

"Desde que a seca começou, o preço do leite aumentou um pouco", disse o diretor executivo do Dairy Management, Tom Gallagher. "Os preços estão subindo no mundo todo".

A seca levou à maior queda na produção de milho dos Estados Unidos em 17 anos, aumentando o preço do principal ingrediente dos alimentos das vacas leiteiras e atingindo um preço recorde em 10 de agosto, de US$ 8,49 por bushel. Os preços aumentaram 47% desde o meio de junho, forçando algumas fazendas da Califórnia a declararem falência, enquanto outras cortaram seus rebanhos e produção para limitarem as perdas.

Após o aumento de preço do leite esperado para o começo do próximo ano, os ganhos poderão desacelerar, porque os produtores provavelmente aumentarão a produção e o consumo cairá, disse Gallagher. Para cada 10% de aumento no custo no varejo, o consumo cai em cerca de 4%, disse ele.

Famílias de baixa renda nos Estados Unidos e pessoas nas nações em desenvolvimento serão as mais afetadas, disse Gallagher. Os Estados Unidos exportam cerca de 14% dos produtos lácteos, com o México sendo o maior comprador, disse ele. Os preços dos alimentos no varejo deverão aumentar em 2,5% a 3,5% nesse ano, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Globalmente, os custos dos alimentos aumentaram em dois dos últimos três meses, mostraram dados das Nações Unidas.

"Sabemos que isso realmente prejudicará as vendas. Existe uma boa quantidade ofertada mundialmente, mas você ainda terá pessoas prejudicadas em diferentes países".

A reportagem é do Bloomberg, traduzida, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário