quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Identificação Geográfica do Norte Pioneiro do Paraná será lançada na FICAFÉ 2012


postado há 1 dia atrás

A Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P.) garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos produtos de uma determinada região, conferindo-lhes destaque no mercado brasileiro e internacional. Em maio deste ano, a Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) recebeu a certificação conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a expectativa dos produtores associados é aumentar o valor agregado do produto.

A I.G.P. é uma espécie de bem coletivo e os associados da ACENPP que atenderem aos protocolos de qualidade estipulados de associação terão na embalagem do produto, por exemplo, um selo que comprova a certificação. "É uma ferramenta coletiva de promoção e de comercialização dos produtos. É uma das mais importantes ações, com objetivo de transformar o Norte Pioneiro em uma região reconhecida como produtora de cafés de qualidade, esta é a mais importante", explica Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto de Cafés Especiais.

Entre os benefícios da certificação estão a proteção dos produtos, reduzindo as falsificações; a proteção dos consumidores, que terão a origem e a qualidade do produto comprovadas através do selo; a proteção da riqueza, da variedade e da imagem dos produtos; e a proteção do território, da cultura e da tradição de uma determinada região ao longo dos anos.

Além dos paranaenses, apenas outras duas regiões brasileiras produtoras de cafés especiais, de Minas Gerais, apresentam o registro oficial, a Região do Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira.

O lançamento da I.G.P. será durante a abertura da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná - FICAFÉ 2012, no dia 8 de novembro, segundo dia do evento, às 9 horas. O evento terá a presença da coordenadora de Indicação Geográfica do INPI, Suzana Serrão Guimarães.

História - O trabalho para conquistar a I.G.P. iniciou em 2008 e deve ampliar a visibilidade dos cafés especiais do Norte Pioneiro do Paraná. "A certificação irá ampliar a competitividade do produto e abrir novos mercados", aposta Odemir Capello, do Sebrae/PR.

Segundo Luiz Roberto Saldanha, presidente ACENPP, a I.G.P. é uma ferramenta de comunicação com o mercado, reconhecida em todo o mundo. Luiz Saldanha explica que os consumidores, cada vez mais exigentes, querem saber a origem do produto, como o café foi produzido e a qualidade do grão.

"A I.G.P., combinada à estruturação associativa da comercialização e do rigoroso controle de qualidade implantado no Projeto de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, responde às três perguntas e certifica a procedência, o processo de produção e os atributos únicos da bebida", diz.

A certificação beneficiará cerca de 7.500 cafeicultores e suas famílias, espalhados por 45 municípios do Norte Pioneiro. Eles são responsáveis pela produção de 1,1 milhão a 1,3 milhão de sacas beneficiadas por ano, que correspondem a 50% da produção paranaense de café.

Odemir Capello acredita que os produtores do Norte Pioneiro já estão colhendo os frutos da I.G.P., em razão da valorização do produto. "O aumento do valor agregado dos nossos cafés especiais vai refletir no aumento de renda dos produtores, gerando desenvolvimento para a região."

Projeto de Cafés Especiais - A certificação do Norte Pioneiro como região produtora de cafés especiais é fruto de um trabalho intenso realizado pelo Sebrae/PR. A iniciativa contou com parceria da ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), além do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e Instituto Ambiental do Paraná.

O lançamento do Projeto de Cafés Especiais, em 2006, mostrou a nova realidade do mercado de cafés e norteou os agricultores para um novo modelo de produção. Antes focada na quantidade, a cultura do grão na região do Norte Pioneiro ganhou uma nova roupagem: a produção de cafés especiais.

A fase conhecida como "nova cafeicultura" paranaense oferece maior rentabilidade para os produtores, já que a saca do café especial é vendida por um preço superior a 20% mais alto em relação ao grão tradicional.

Idealizado pelo Sebrae/PR e pela ACENPP, a intenção do Projeto de Cafés Especiais é transformar a região do Norte Pioneiro paranaense em uma referência na produção de café de qualidade.

As informações são do Sebrae-PR, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário