terça-feira, 9 de outubro de 2012

Impressões sobre o 7º Espaço Café Brasil


Sérgio Parreiras Pereira
Entre os dias 4 e 6 deste mês, aconteceu em São Paulo o 7º Espaço Café Brasil, o maior evento “porteira pra fora” do setor cafeeiro. O termo “porteira pra dentro” se refere à propriedade agrícola, portanto, trata de plantio, espaçamento, pragas, doenças, adubação, colheita, gestão, trabalhador rural, meio ambiente, enfim, o sistema produtivo com seus fornecedores de produtos e serviços.  Já a “porteira pra fora”, trata das etapas da cadeia de custódia, no nosso caso, do sistema agroindustrial do café que leva em consideração a padronização, comercialização, torra, embalagens, equipamentos, Latte art, baristas, métodos de extração, drink´s, TNT, degustadores, chefs de cuisine, harmonização de sabores, Coffee In Good Spirits.....  
São universos paralelos de um mesmo produto que raramente se encontram, e o Espaço Café Brasil traz justamente a proposta de ser um portal para esta interação, aberto ao público anualmente na maior capital do País.
Durante os três dias de evento, reuniram-se “Coffeaholics” de todas as espécies, representantes desses dois universos. Foram dias intensos de troca de saberes e de cafés. E quantos cafés...
Encontro entre organizações certificadoras e cafeicultores familiares
Um dos destaques do evento foi o encontro entre organizações certificadoras e cafeicultores familiares, realizado no primeiro dia do evento. No debate estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; da Utz Certified; da Rainforest Alliance, da Fairtrade Labbeling Organization – FLO; do Certifica Minas Café; do SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; do CECAFÉ – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil e da BR Fair - Associação das Organizações de Produtores Fairtrade no Brasil.
Cada representante apresentou sua visão a respeito da necessidade de maior inserção da cafeicultura familiar no mercado de cafés especiais, sobretudo o de cafés certificados sustentáveis. Ficou claro que o Brasil é e será o grande fornecedor desses cafés para o mundo e que a demanda apresenta-se crescente nos países desenvolvidos. Esse crescimento exige que sejam aprimoradas ferramentas de assistência técnica e extensão rural para melhorar as boas práticas agrícolas e gerenciais nas unidades produtivas, sobretudo as de base familiar.  
Protagonistas do tema, cerca de vinte cafeicultores de oito diferentes associações de produtores participaram do debate, expondo seus pontos de vista e se posicionando em relação aos temas apresentados. O presidente da BR Fair, Guido Reguim Filho (União dos Produtores de Cafés Especiais dos Martins - Unipcafem – Varginha) destacou a importância do associativismo e deste tipo de debate para a cafeicultura familiar. A participação dos representantes da BR Fair foi apoiada pelo SEBRAE MG.
Outro ponto destacado refere-se à necessidade de maior articulação entre os diferentes programas de certificação dentro do país visando traçar estratégias de promoção de soluções tecnológicas para problemas comuns entre selos. Nesse sentido, inicia-se a articulação do 3º Simpósio de Cafés Certificados Sustentáveis, que deverá ser realizado em abril de 2013, em Poços de Caldas.
Após os debates, aconteceu a degustação de cafés da cafeicultura familiar por provadores e compradores nacionais e internacionais, na sala de Cupping, onde foi possível uma integração entre cafeicultores e experts em qualidade sensorial de café.  Alguns cafés da agricultura familiar também foram selecionados para participar das rodadas de negócios, que aconteceram durante o evento.
Mulheres do Café
Fundada em 2003 a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, na sigla inglesa) foi resultado de um encontro entre mulheres da indústria do café com as mulheres no mundo produtor. A ONG, que já conta com unidades em vários países, como Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, República Dominicana, Colômbia e Burundi, tem como objetivo formar uma aliança global, empenhada em reduzir as barreiras para mulheres localizadas em todas as fases da cadeia produtiva do café, promovendo o acesso a recursos e a capacitação.
Em 2011, a IWCA Brasil foi fundada no Espaço Café Brasil, com a assinatura da Carta de Intenção para a primeira Aliança das Mulheres do Café no país. Nesta edição, na presença de carca de 40 integrantes, foi oficialmente assinado o Memorandum Of Understanding pela vice-presidente da IWCA, Johanna Bot, e a presidente da Aliança no Brasil, Josiane Cotrim Macieira. As Mulheres do Café no Brasil estão se organizando em torno da proposta de empoderamento feminino no sistema agroindustrial do café. Foi lançada a semente!
“Batismo Digital” insere novos integrantes à Rede Social do Café
A Rede Social do Café, da plataforma Peabirus, inovou mais uma vez ao realizar o “Batismo Digital” durante o 7º Espaço Café Brasil. Parceira do evento, a Rede contou neste ano com estande para a apresentação da plataforma a novos usuários e cadastramentoonline, realizado por meio de colaboradores presentes.
Com essa participação, a Rede Social do Café recebe 101 novos participantes, representando um aumento de 2,32% em apenas quatro dias.          
O “Batismo Digital” é uma das ações do projeto “Articulação Virtual do Café”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig. O projeto é uma articulação entre o Instituto Agronômico de Campinas – IAC e a Universidade Federal de Lavras – UFLA, com a promoção do Polo de Excelência do Café para ampliar o uso da Internet e das redes sociais por cafeicultores de todo o país. Com a ampliação da Rede, acredita-se que deverão surgir novos debates relacionados a temas técnicos e mercadológicos do sistema agroindustrial do café.
Considerações
O Espaço Café Brasil ocupa uma lacuna existente entre dois universos cafeeiros, o da produção e o do processamento/consumo. É uma iniciativa privada e deve ser apoiada pelos formuladores de políticas cafeeiras, pois se consolida como a grande vitrine dos Cafés do Brasil. 
Vida Longa ao Espaço Café Brasil !!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário