terça-feira, 16 de outubro de 2012

INCT Café apresenta suas metas de desenvolvimento de pesquisas



outubro 16th, 2012 by equipepec
.
.
.
O INCT Café (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café) faz parte de um dos maiores programas nacionais de ciência e tecnologia, como iniciativa do CNPQ ( Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ) em parceria com a FAPEMIG ( Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais). O INCT Café visa apoiar a produção do café brasileiro por meio da geração de tecnologias sustentáveis, desenvolvendo modelos adaptados para os sistemas produtivos, melhorando a qualidade e a competitividade da cadeia produtiva do café.
.
Cinco grandes metas orientam o desenvolvimento de pesquisas e estudos dentro do INCT Café, são elas:
1.Aprimorar e Integrar o Melhoramento Clássico e Molecular do Cafeeiro
2.Aplicar Conhecimento de Biotecnologia na Cafeicultura
3.Inovar no Manejo de Pragas e Doenças do Cafeeiro
4.Desenvolver Sistemas Inovadores de Produção de Café
5.Agregar Valor na Qualidade da Bebida e Comercialização
.
A rede de pesquisas que integra o INCT Café tem por objetivo aprimorar as práticas de produção cafeeira no Brasil por meio de várias instituições que participam com suas competências. Destaca-se a participação de diferentes instituições no INCT Café como a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Café, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O conhecimento gerado pelas pesquisas em diferentes instituições, apoiadas pelo INCT Café, promove vantagens competitivas para o setor cafeeiro, em que a INOVAÇÃO e ARTICULAÇÃO são os pilares para o desenvolvimento.
As grades metas serão detalhadas nas próximas matérias, apresentando como é o desenvolvimento das pesquisas, os coordenadores, os integrantes e as inovações de cada meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário