sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Indianos querem importar Girolando do Brasil

postado há 1 dia atrás

Uma das economias de maior crescimento nos últimos anos, a Índia prepara-se para fazer o caminho inverso em relação à pecuária leiteira. No século 19, os indianos exportaram bovinos de várias raças zebuínas para o Brasil, que hoje formam 80% do rebanho brasileiro e levaram o país a assumir a liderança do mercado mundial de carne e a melhorar a produção leiteira.

Agora, a Índia quer importar a genética de raças leiteiras. Os criadores indianos fizeram muitos cruzamentos nas últimas décadas, reduzindo significativamente o número de animais leiteiros puros, o que levou a queda na produtividade por vaca. Em visita ao Brasil para conhecer o sistema pecuário, os indianos Ramesh Rawal e Suresh Gokhale visitaram na tarde desta quarta-feira (17/10/12) a sede da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em Uberaba (MG). Como o Brasil é considerado um polo mundial de genética bovina, a intenção dos indianos é levar material genético brasileiro para melhorar a produtividade do rebanho daquele país.

Ramesh Rawal e Suresh Gokhale trabalham na Baif Development Research Foundation, organização não governamental que atua em prol do desenvolvimento sustentável da pecuária indiana. Durante palestra ministrada pelo superintendente Técnico da Girolando Leandro Paiva, os indianos conheceram como funciona o Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando e o sistema de seleção animal.

Desde domingo no Brasil, Ramesh Rawal e Suresh Gokhale já visitaram as fazendas Calciolândia e Santa Luzia, localizadas em Minas Gerais, centrais de inseminação, além da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

A matéria é da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário