segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ipea e ABDI lançam Rede de Pesquisa para mapear demanda por Recursos Humanos no Brasil



O evento será nesta quarta-feira, dia 24, às 19h, em Brasília, e terá a participação dos presidentes do Ipea,Marcelo Neri, e da ABDI, Mauro Lemos, e autoridades

Quais serão os profissionais mais disputados no mercado de trabalho nos próximos anos? Como garantir que a oferta de cursos de formação e qualificação profissional forme esses profissionais no tempo necessário ao ritmo do desenvolvimento do país? Para responder questões como essa e ajudar os formuladores de políticas públicas de formação, qualificação e emprego a planejarem suas ações, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea) lançarão na sede do Ipea, em Brasília, no próximo dia 24/10, a “Rede de Pesquisa: Formação de Mercado de Trabalho”.  

A rede, que não possui mecanismo formal de adesão e está aberta a novos interessados, é um grupo de colaboração entre instituições de pesquisa, governo e setor privado para investigar as necessidades de recursos humanos qualificados no Brasil no curto, médio e longo prazo. “O objetivo principal é promover o intercâmbio técnico-científico e a produção de dados e análises para o planejamento das políticas de formação e emprego, em especial no âmbito do Plano Brasil Maior”, destaca a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Leal. “Queremos, entre outras coisas, traçar um perfil da estrutura de emprego e mapear, prospectivamente, os setores de atividade econômica em que se concentram os grupos ocupacionais estrategicamente importantes para o aumento da competitividade do sistema produtivo”, completou.

A rede apoiará o trabalho da coordenação sistêmica de formação e qualificação profissional do Plano Brasil Maior, no enfrentamento do desafio de impulsionar a qualificação de nível técnico e superior, com particular ênfase nas engenharias. A abertura será realizada no dia 24/10, às 19h, no auditório do subsolo do Ipea. Nos dias 25 e 26, o evento ocorrerá das 9h às 18h30min, no auditório do 16º andar do Instituto.

PROGRAMAÇÃO
Abertura – 24/10, às 19h
Local: Auditório do Ipea (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES/Ipea, Brasília)

Mesa de abertura:

-Marcelo Neri , presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
-Mauro Borges Lemos , presidente da Agência Brasília de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
-Marco Antônio Oliveira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC)
-Nelson Fujimoto, secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (SI/MDIC)
-Rodolfo Torelly, secretário de Políticas Públicas de Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
-Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai



Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário