sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Michael Löwy lança no Brasil "A teoria da revolução no jovem Marx"

Michael Löwy lança no Brasil "A teoria da revolução no jovem Marx"

A Boitempo Editorial e o Espaço Revista CULT promovem nesta sexta-feira (18), às 18 horas, no Espaço Revista CULT em São Paulo, a palestra de lançamento e noite de autógrafos de "A teoria da revolução no jovem Marx", de Michael Löwy. Para Löwy, mais de quarenta anos após a primeira publicação, esta edição mostra-se mais necessária do que nunca: “Existe uma oportunidade histórica para redescobrir a mensagem marxiana originária e tentar desenvolvê-la de modo criador.

São Paulo - A Boitempo Editorial e o Espaço Revista CULT promovem nesta sexta-feira (18), às 18 horas, no Espaço Revista CULT em São Paulo (Rua Inácio Pereira da Rocha, 400, Vila Madalena), a palestra de lançamento e noite de autógrafos de "A teoria da revolução no jovem Marx", de Michael Löwy. 

Fruto de um trabalho orientado por Lucien Goldmann, a obra é um estudo da evolução política e filosófica de Karl Marx no contexto histórico das lutas sociais na Europa durante os decisivos anos de 1840 a 1848 e, em particular, sua relação com as experiências de luta da classe operária em formação e com o primeiro movimento socialista/comunista. Löwy relata o aparecimento, no jovem Marx, de uma nova concepção de mundo: a filosofia da práxis, fundamento metodológico de sua teoria da revolução como autoemancipação do proletariado.

Para Löwy, mais de quarenta anos após a primeira publicação, esta edição mostra-se mais necessária do que nunca: “Existe uma oportunidade histórica para redescobrir a mensagem marxiana originária e tentar desenvolvê-la de modo criador. Continuo a acreditar, tanto quanto em 1970, que a teoria marxiana da revolução como autoemancipação dos explorados permanece uma preciosa bússola para o pensamento e para a ação”.

Este livro, publicado no âmbito do Programa de Apoio à Publicação 2010 Carlos Drummond de Andrade da Mediateca da Maison de France, contou com o apoio do Ministério francês das Relações Exteriores e Europeias.

O evento é gratuito e aberto a todos: as senhas serão distribuídas uma hora antes do início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário