quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MT: Cooperativas recebem calcário para manter produção de leite


postado há 22 horas e 12 minutos atrás

Com a intenção de evitar a queda acentuada da produção de leite na época da seca, que chega a 40%, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), disponibiliza 360 toneladas de calcário para quatro laticínios do Estado de Mato Grosso: Coopnoroente, Comajul, Coopernova e Coagril.

Segundo o secretário de de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Carlos Milhomem, o objetivo é manter a regularidade da produção de leite durante todo o ano. Na época de estiagem o gado leiteiro produz menos leite por falta de alimento. A introdução de tecnologias de formação, conservação e manejo de pastagens, cultivo de capineiras para a produção e utilização de volumosos na seca são imprescindíveis na produção de leite.

"Esta é a melhor época para distribuir o insumo agrícola, pois neste período começam as chuvas e o calcário tem uma melhor resposta no solo para garantir a alimentação do gado leiteiro, ou seja, na próxima seca que ocorre no primeiro semestre do ano, em meados de abril, o gado leiteiro não enfrentará dificuldades para se alimentar", pontua Milhomem.

O médico veterinário e coordenador da cadeia produtiva do Leite da Sedraf, Carlos Dorilêo Leite, destaca que o calcário vai atender um dos pilares do programa de leite que é garantir o aumento da produção e a produtividade do rebanho leiteiro, através da reforma de pastagem e da formação de capineira (cana). Cada produtor vai plantar meio hectare de cana e um hectare de pastagem para não ter queda na produção e assim garantir qualidade de vida e renda durante todo o ano.

A matéria é do Governo de MT, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário