segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pesquisadores brasileiros e franceses trocam informações no workshop entre os dias 22 e 25 na Universidade Federal de Lavras (UFLA)


Workshop Internacional debate biotecnologia aplicada às plantas lenhosas

Entre os dias 22 e 25 de outubro, a UFLA ( Universidade Federal de Lavras) será sede do “First International Workshop on Biotechnology Applied to Tropical Woody Plants” ( Primeiro Workshop Internacional sobre Biotecnologia Aplicada às Plantas Arbóreas Tropicais – Tradução livre) apresentado pelo CIBA (Consórcio Internacional em Biologia Avançada). Durante os quatro dias do evento, 20 pesquisadores brasileiros e franceses apresentarão o que tem sido realizado no âmbito científico sob o aspecto da genômica, transformação genética e micropropagação em importantes lenhosas tropicais (café, citros, cacau, eucalipto, seringueira).  A transferência de tecnologias e a possibilidade de intercâmbio de conhecimento marcam esse encontro onde incentiva-se também a realização de novos projetos de pesquisa entre as instituições envolvidas.
Este workshop será destinado à estudantes de graduação, pós-graduação e professores de diferentes Universidades brasileiras e também para pesquisadores e profissionais que trabalham com espécies tropicais lenhosas.
No primeiro dia de debates, o café foi um dos temas escolhidos. A primeira palestra será feita pelo PhD Thierry Leroy, do CIRAD ( La Recherche Agronomique Pour Le Dévelopement) em Montpellier/França, falando sobre a genética para o melhoramento do cafeeiro e os resultados da cooperação entre Brasil e França para estes resultados. A Pesquisadora Dra. Alessandra Ribas, do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), fará também uma palestra no Workshop com o tema café,  expondo os avanços das transformações do café.  E para fechar o assunto “café”, o agrônomo Dr. Carlos Henrique Siqueira de Carvalho, da equipe do EMBRAPA Café, apresenta sua palestra sobre a “Propagação do café por embriogênese somática.”
O evento é organizado pelo Programa de Pós Graduação em Biotecnologia Vegetal e pelo BIOTEC ( Núcleo de Estudos em Biotecnologia) da UFLA e promovido pela CIRAD ( La Recherche Agronomique Pour Le Développement) e UFLA (Universidade Federal de Lavras). Apoio Financeiro Embaixada da França no Brasil (Ambassade de France au Brésil), FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais), IRD ( Institut de recherche pour le développement), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e INCT Café ( Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café).

Nenhum comentário:

Postar um comentário