domingo, 14 de outubro de 2012

Prefeita eleita em Picada Café é a mais jovem do Estado. Veja vídeo



A tucana Cláudia Schenkel tem apenas 26 anos


COMPARTILHE:  0  3 Orkut0 
 

Kika Cayser

Picada Café  - “Está na hora de mais jovens entrarem na política”. Com esta frase, a recém eleita prefeita mais nova do Estado, Cláudia Schenkel (PSDB), 26 anos, começou a entrevista concedida ao Jornal NH em seu escritório de advocacia, em Picada Café, município que irá governar. Ela foi escolhida no domingo passado com 44% da preferência para assumir a prefeitura a partir de janeiro, derrubando dois candidatos homens com histórico político na cidade. “Foi a primeira vez que concorri a algum cargo público, me preparei e garanti a cadeira de prefeita”, comemora.
A vivência na política começou cedo. Seu pai, Luiz Irineu Schenkel, prefeito por duas vezes em Picada Café e outras duas em Nova Petrópolis, lhe deu uma noção concreta da vida dedicada à gestão pública, o que, segundo Cláudia, impulsionou para que fosse buscada a qualificação necessária. Pós-graduada em Gestão Pública, foi servidora da Casa Civil do Governo do Estado, da Procuradoria Geral e do Instituto Rio Grandense do Arroz.


Sem diferenças
Quando questionada sobre ser mulher e jovem na política, Cláudia antecipa que diferenças entre sexos ficaram para trás. “Sempre fui muito bem recebida e aceita, independente de minha idade ou de eu ser mulher. Acho que temos grandes figuras que representam as mulheres em cargos de destaque e isso deu um novo olhar para as funções femininas há bastante tempo”, rebate.
Como ela vê a política
O que muda na Administração conduzida por uma mulher?
Cláudia - A mulher precisa crescer mais na vida. Somos multifacetadas, capazes de várias funções. Já conquistamos um bom espaço na iniciativa privada. Temos grandes destaques na política e podemos trazer para o poder público um olhar mais humanizado.
Como você vê o avanço feminino na política?
Cláudia - Com a lei de 30% das vagas reservadas para mulheres, elas estão se percebendo capazes, saíram dos bastidores e estão atuando.
E a juventude, tem se mobilizado?
Cláudia - Política não tem idade. Precisa querer trabalhar, perceber os problemas, ter boa vontade e pensar nas soluções para a comunidade. O estudo e a formação também são essenciais.
Quais serão as suas prioridades?
Cláudia - Picada Café precisa voltar a crescer e, para isso, não precisa apenas de obras monumentais, precisa começar nas pequenas coisas, nas obras de base.
A juventude no comando
Porto Alegre - Além de Picada Café, outras três cidades gaúchas também escolheram mandatários com idades abaixo dos 30 anos. É o caso de Frederico Westphalen, Morrinhos do Sul e Bento Gonçalves. Em Frederico Westphalen, o eleito foi Roberto Felin Júnior (PP), 28, que obteve 10.278 votos. Em Morrinhos do Sul, o escolhido foi Leandro Borges Evaldt (PP), 29, que conquistou 1.634 eleitores. Em Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin (PP), 29, somou 29.395 votos.
Tags/ palavras-chave:
jovem , sexo , Porto Alegre , obras , Nova Petrópolis , Picada Café , Jornal NH , governo , comunidade , política ,ONU , PSDB , Luiz Irineu Schenke

Nenhum comentário:

Postar um comentário