quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Produtores participam de excursão técnica para conhecer agricultura orgânica em Santa Maria de Jetibá



Incaper

Iniciantes no processo de transição para a agricultura agroecológica, produtores dos municípios de Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua e Cachoeiro de Itapemirim participam nesta quarta-feira (10), da excursão técnica a uma propriedade de produtos orgânicos em Santa Maria de Jetibá. A visita ampliará o conhecimento dos agricultores a respeito das técnicas de produção orgânica e está sendo promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ao todo serão 40 agricultores familiares que estão inseridos em programas governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), a participar da excursão. Para o extensionista do Incaper que estará orientando a visita, Dirceu Godinho Antunes, a iniciativa será muito benéfica para todos. “Eles poderão ter maior acúmulo de informações sobre a produção orgânica, pois já vêm começando a desenvolver um trabalho nesse sentido. O objetivo é fomentar essa prática que gera renda, promove a saúde, a segurança alimentar e a sustentabilidade no campo”.

O município de Santa Maria de Jetibá foi escolhido como destino porque é o principal polo de agricultura orgânica do Estado. São, aproximadamente, 80 propriedades que desenvolvem a cultivo agrícola sem fazer uso de insumos químicos. A excursão irá visitar as terras da produtora Selene Tesch, que está nesse ramo do agronegócio há cerca de 20 anos. “Os produtores irão aprender os princípios básicos que norteiam a agricultura agroecológica”, destaca o chefe do escritório local do Incaper em Santa Maria de Jetibá, Mário Césa Ewald. Além de aprender técnicas de manejo dessa prática, os produtores visualizarão uma lavoura agroecológica bem estruturada, com produtividade significativa, e poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em suas propriedades.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper


Nenhum comentário:

Postar um comentário