quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Projeto busca melhorar produção leiteira no Nordeste


ostado há 1 dia atrás


Buscando mitigar os efeitos da seca e aumentar a produção de leite na Bacia Leiteira de Iguatu (CE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em sua unidade Gado de Leite, fecharam parceria técnica para pesquisar e validar forrageiras de alta produtividade sob as diversas condições climáticas do Semiárido Nordestino.

Com vigência de um ano, a parceria tem como objetivos encontrar tecnologias para melhorar o manejo de pastagens e disponibilizar alternativas de alimentos para o gado sob às condições climáticas de Iguatu, onde se encontram 5,8 mil produtores de leite. A condição climática associada à restrição técnica de produtividade dos rebanhos, alimentação deficiente em quantidade e qualidade e uso inadequado de manejo, tem colocado a produção média por animal, no Nordeste, em 824 litros/ano, contra 1.340 litros/ano de média nacional.

O projeto será desenvolvido em três etapas, com recursos do Mapa na ordem de R$ 80 mil: identificar e indicar genótipos de sorgo e milheto para a produção de silagem na região de Iguatu; avaliar o efeito da associação de cinco fontes de fibra à palma forrageira na alimentação de vacas em lactação; e realizar a avaliação do impacto do uso de cultivares adaptados às condições semiáridas e de diferentes formas de uso da palma forrageira no custo de produção do leite.

A pecuária do leite tem forte impacto no desenvolvimento social e econômico da Região Nordeste. Os resultados da pesquisa podem ser replicados em outras áreas da região que apresentam características climáticas semelhantes, o que pode beneficiar os 410 mil produtores leiteiros do Nordeste.

A matéria é do Mapa, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário