quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Projeto de sustentabilidade é desenvolvido com mais de 700 alunos em escola de Colatina



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Octávio Manhães de Andrade vem trabalhando com o tema “Sustentabilidade”, e desenvolvendo diversas atividades para conscientização ambiental de seus 712 alunos, através do Projeto Defensores Ecológicos, que faz parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável  conhecido como “Colatina Cidade Sustentável 2021”, lançado pela Prefeitura por meio do Sanear.
 
O projeto visa capacitar a comunidade escolar para uma atuação permanente na construção de um meio ambiente sustentável, através da promoção de ações de educação, defesa e preservação da natureza no município, até no ano do centenário do município, em 2021.
 
Os resultados das atividades desenvolvidas em salas de aula e fora da escola com os 318 alunos do 1º ao 5º ano, serão apresentados no dia 26 deste mês, envolvendo professores, técnicos e outros profissionais, e também a família e as comunidades do bairro Sagrado Coração de Jesus, onde está localizada a escola, e dos bairros nos quais moram os alunos.
 
Após trabalhar em sala de aula sobre projetos de plantio e também de resíduos sólidos, seis visitações foram feitas em locais onde eles foram desenvolvidos em Colatina, como as hortas de Maria das Graças, o Horto Florestal Santa Fé, e a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos.
 
Ainda houve a palestra “Lixo seco, lixo úmido”, apresentada pela equipe de Educação Ambiental do Sanear, no auditório da entidade.  No Lied (Laboratório de Informática Educacional) da escola foi desenvolvida uma atividade de leitura com o livro “O menino que morreu afogado no lixo”, de Ruth Rocha, por professores de várias turmas.
 
Atividades
 
Desde setembro algumas atividades estão sendo desenvolvidas em sala de aula. O livro “O Mundinho”, de Ingrid Biesemeyer, foi apresentado para os alunos, e será preparada uma peça teatral para apresentar no dia 26 de outubro. Os alunos estão confeccionando em sala de aula o caderno “Bichonário” (para conhecer os animais), resultado de pesquisa no Lied e em casa. 
 
Foi oferecido ainda oficina de produção de sabão caseiro, oficina de produção de um boneco ecológico com garrafas pet, uma oficina utilizando garrafa pet. Na próxima sexta-feira, o 3º ano A vai aprender a fazer um chocalho, também do material reciclável.
 
Mostra e Feira Científica
 
Os 394 alunos do 6º ao 9º ano também estão desenvolvendo diversas atividades com o mesmo tema, mas vão mostrar os trabalhos em data diferente. Será nos dias 12 e 13 de novembro. Na programação do evento haverá desfile de roupas confeccionadas em material reciclável, peça teatral e resultados de experiências científicas.  
 
Texto: Maria Tereza Paulino
______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051

Nenhum comentário:

Postar um comentário