segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Projeto “Vire a Página A Viagem Vai Começar” garante diversão e aprendizado nas escolas municipais de Santa Teresa.



Venha, embarque nesta viagem você também! É nessa viagem que a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Benjamin Bortolini, localizada no distrito de Santo Antonio do Canaã, iniciou o cronograma de apresentações definidas pelo projeto Vire a Pagina, A Viagem Vai Começar que tem como objetivo melhorar o desempenho dos estudantes na leitura, na escrita, nas produções artísticas e orais.
No evento realizado na manha de ontem (21) e contou com a participação de alunos, pais, professores e equipe da Secretaria Municipal de Educação, foram apresentados os projetos Identidade, Eu Tenho Meu Valor, Valores Humanos, Brincar é Bom Demais e o Projeto A Criança no Transito, todos discutidos e elaborados em sala de aula.

Leitura que gera resultados

O Projeto foi lançado em 2007 pela Secretaria Municipal de Educação com a proposta de desenvolver habilidades de leitura, escrita e artística por meio dos livros atingindo desde a educação maternal ate o ensino fundamental.
Conforme explicou a Secretaria Municipal de Educação, Luzia Sperandio, vários temas são trabalhados em sala de aula por meio da leitura, “o aluno desenvolve a curiosidade, a criatividade, criticidade, oralidade, concentração, desinibição e ainda a oportunidade de descobrir talentos com as habilidades artísticas”, salientou Luzia.
Coordenadora do Projeto e servidora da Secretaria, Valdirene  Mageski Cordeiro Magri, que prestigiou o evento, destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas, “é perceptível que a leitura é concebida como uma pratica continua, indispensável para a formação integral dos nossos alunos. E essas ações promovem cidadania e insere a escola na comunidade com a participação dos pais e moradores. Agradecemos ainda aos educadores das escolas, que abraçaram o projeto e apresentam os excelentes resultados”, comemorou Valdirene.


Resultados positivos percebidos no IDEB
Em 2007, quando o projeto começou a ser implantado nas escolas o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, media nos anos iniciais ate a 4º serie, 5.0, e o resultado recém divulgado referente a 2011, é 5.5, ou seja melhoramos muito.
Analisando os anos finais do ensino fundamental em 2007 atingimos 4,2 agora com os resultados de 2011 4,9, nota que ultrapassou a media prevista.
A integração da escola com a comunidade
Para a diretora da escola (Emei) Benjamin Bortolini, Nadila de Cássia Matiello Martins, o momento é de expor as atividades trabalhadas junto às crianças dia a dia na sala de aula, “o evento é essencial para destacar o desempenho dos alunos, convidamos a família a participar mais ativamente da vida das crianças na escola o que melhora e muito a vida escolar”, frisou Nadila.
A Mãe da Lara, Angeli Moreira, contou que depois que a filha freqüenta as aulas e participa das atividades dos projetos o desempenho melhorou muito, “minha filhinha esta mais socializada, brinca, tem interesse pelas cores, pelas letras e esta mais ativa”, comemora Angeli.
Josiene Ost, professora do maternal fala que o projeto é fundamental  para incentivar  a leitura e a escrita mostrada na pratica os conhecimentos aplicados gerando resultados produtivos e de sucesso.
Sucesso do projeto
A Secretaria de Educacao agradece ainda o envolvimento generalizado de diretores, professores e pedagogos que abraçaram a causa e acreditaram no projeto tornando-o realidade.

Intercambio das Escolas
O projeto também proporciona um intercambio entre as escolas municipais.
“(…) Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente!
Assim sem compromisso, você vai me entender.”
(Clarice Pacheco)
A leitura é uma viagem
Por mundos que não vivemos,
Por lugares reais ou fictícios
Os quais descobriremos.
Essência da sabedoria,
Com ela nós aprendemos”.
(Carlos Soares)
Abaixo, segue a programação do projeto nas escolas municipais. Confira e participe deste importante projeto.
Programação
21 a 31 de agosto de 2012-08-22
·         .EMEI “BenjaminBortolini” – 21/08, às 8h30min;
·         EMEI “Francisco Tononi” – 23/08, às 8h.
·         EMEI “Vale da Esperança” – 24/08, às 8h.
·         EMPEIEF “Geralda Rodrigues”- 27/08, às 8h;
·         EMEI “Monteiro Lobato” – 31/08, às 8h e 12h.
03 a 23 de setembro de 2012
·         EMEI “Nonna Cizela” – 03 a 05/09, às 9h e 13h.
·         EMEI “Pessanha Povoa”- 04 e 05/09, às 8h e 13h.
·         UMUEF “Serra do Gelo” – 13/09 às 8h.
·         EMPEF “Alto santo Antonio” – 14/09, às 8h.
·         EMPEIEF “Córrego Frio” – 17/09, às 8h.
·         EMEF “Professor Ethevaldo Damázio” – 17 a 21/09, as 8h e 13h.
·         EMEIEF “Vale de Tabocas” – 19/09, às 8h. Exposições nos dias 19e 20/09.
·          EMPEIEF “Goiapaboaçu” – 20/09 ás 8h.
·         EMEIEF “Sebastião José Pivetta”- 26 e 27/09, às 8h30min e 13h30min.
           Exposição das 7h às 16h.
·         EMPEIEF “Alto Várzea Alegre” – 27/09 ás 8h.
·         EMEIEF “Visconde de Inhaúma”- 27/09, as 8h e 13h30 min;
·         EMEI “Emilinha”- 27 e 28/09, horário á definir.
·         EMEIEF “Professor Hausler”- 28/09, as 8h e 13h.
·         EMUEF “Itanhanga” – 28/09, as 8h.
·          
Obs: Pelo fato das escolas “Paulino Rocon” e “Antonio Valesini” estarem passando por reforma, o projeto ocorrera em dezembro deste ano, considerando que no momento não há espaço para a organização das apresentações e exposições.
Mais Fotos do evento- Milan Salviato.

          
  Saiba mais sobre o Projeto:
 “VIRE A PÁGINA: A VIAGEM VAI COMEÇAR!”
O Projeto “Vire a página: a viagem vai começar!” surgiu como uma proposta da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa – SMED – junto às escolas da rede municipal, com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes na leitura, na escrita e nas produções artísticas e orais. E assim, pensou-se neste Projeto como meio de incentivar a participação da comunidade, ampliando sua consciência sobre a importância da leitura; estimular e construir a prática da leitura nas escolas numa dimensão de letramento; desenvolver a competência leitora e escritora a partir do envolvimento com os diversos gêneros textuais; desenvolver e/ou fortalecer a cultura teatral a partir da leitura; desenvolver campanhas para ampliar a valorização da leitura em suas diversas modalidades (ler por prazer, para se informar, aprender a fazer algo, etc.).
Este Projeto está sendo desenvolvido desde o ano de 2007, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e este ano novamente as escolas estão se organizando para demonstrar todo o empreendimento no trabalho com o mesmo, por meio da culminância que acontecerá no período de 21 de agosto a 30 de setembro do corrente ano, conforme programação a seguir.
São apresentações que deixarão saltar aos olhos do povo teresense o compromisso das escolas no que se refere ao desenvolvimento de competências fundamentais que contribuem para promover a autonomia dos alunos enquanto leitores, através de um processo contínuo e que possibilita seu envolvimento com questões culturais, históricas e sociais.
NÃO DEIXEM DE PRESTIGIAR!
Secretaria Municipal de Educação
  “A Leitura de um bom livro é um dialogo incessante: o livro fala e a alma responde.”
(Andre  Maurois)

Nenhum comentário:

Postar um comentário