quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prorrogado prazo de inscrição do Prêmio Conilon Especial

 


O Prêmio Conilon Especial – 1º Concurso Estadual de Conilon de Qualidade entra em sua etapa final de coleta de amostras e seleção dos cafés Conilon que passarão para a fase seguinte do concurso. Amostras de cafés de mais de 40 municípios do Estado foram inscritas, sendo que o número de amostras e a qualidade das mesmas estão surpreendendo a organização do Prêmio.  "Esperávamos uma quantidade boa de amostras, amostras de alto nível e os produtores estão corroborando com nossas expectativas, que já estão sendo alcançadas" – ressalta Arthur Fiorott, um dos responsáveis pela organização do concurso.
Para aqueles produtores que ainda desejam enviar as amostras, as inscrições foram prorrogadas até o próximo de 22 de outubro, (segunda– feira) e as amostras podem ser entregues nas secretarias municipais e nos  escritórios do INCAPER de cada Município . "Resolvemos prorrogar o prazo de inscrição pois muitos produtores nos procuraram solicitando o adiamento. Devido as eleições municipais eles não tiveram tempo de coletar esse café.  Esse concurso de qualidade de conilon, que nós, juntamente com o governo do Estado estamos promovendo, visa homenagear essa cafeicultura que comemora 100 anos e o produtor é  parte fundamental dessas comemorações", afirma Evair de Melo  – Diretor – Presidente do INCAPER e coordenador do concurso.
Prêmio Conilon Especial – 1ºConcurso Estadual de Conilon de Qualidade
O Concurso
Para comemorar os 100 anos da presença do café Conilon em terras capixabas e incentivar a produção de café com melhor qualidade, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura, e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promove o 1º Concurso Estadual de Conilon de Qualidade, "PRÊMIO CONILON ESPECIAL".
O concurso abrange todos os municípios produtores de café Conilon do Estado. Para participar, os cafeicultores poderão se inscrever de 10 de setembro a 15 de outubro nas unidades do Incaper, nas Secretarias Municipais de Agricultura, nas cooperativas de café e  na Conilon Brasil de Jaguaré ou Vitória.
"O concurso é dividido em duas categorias, 'Natural' e 'Cereja Descascado', e o regulamento prevê que o cafeicultor possua um lote entre 10 sacas e 320 sacas de cada amostra inscrita. As amostras serão torradas de acordo com as normas da Specialty Coffee Association of América (SCAA) e a análise sensorial será feita dentro do Protocolo de Degustação de Robustas Finos", ressalta o degustador da Conilon Brasil, Arthur Fiorott.
Além da premiação em dinheiro, os cafés Conilon premiados serão comercializados com até 20% de ágio no mercado, dependendo do nível de qualidade, pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (COOPEAVI).
Premiação
Os melhores cafés Conilon do Espírito Santo serão conhecidos no mês de dezembro de 2012. Os cinco melhores em cada categoria vão receber premiação em dinheiro, troféus e produtos dos patrocinadores.

 Redação Campo Vivo com informações da Conilon Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário