terça-feira, 9 de outubro de 2012

Província do Uíge, em Angola, quer aumentar produção de café


A produção de café na província do Uíge, em Angola, deverá registar um aumento de 56% no decurso dos próximos anos em resultado de um programa de produção de 3 milhões de mudas para revitalizar 3000 hectares de cafezais, disse fonte oficial citada pelo semanário angolano Expansão.
O director do departamento provincial do Instituto Nacional do Café (Inca) no Uíge, Vasco Gonçalves, disse ainda ao semanário que as mudas que irão ser produzidas serão suficientes para dar nova vida aos referidos 3000 hectares, atendendo a que num hectare podem plantar-se cerca de mil cafeeiros.
Este programa permitirá a produção de 1500 toneladas adicionais de café comercial, montante que adicionado à actual produção de 2650 toneladas faria com que a província passasse a produzir 4150 toneladas de café, representando um acréscimo de 56%.
Este ano, adiantou Vasco Gonçalves, foram entregues 100 mudas no âmbito do Programa Nacional de Produção de Mudas de Café estando, além disso, a ser preparados os alfobres, alguns dos quais já estão em funcionamento, para a produção de mudas de café em grande quantidade.
“Contamos com 80 alfobres construídos pelos próprios produtores e por algumas famílias seleccionadas que estão a trabalhar com o Inca neste processo”, disse, assinalando que o departamento que dirige tem vindo a produzir, igualmente, mudas de árvores de fruto, nomeadamente abacateiro e mangueira.
A província do Uíge já colheu, desde, a abertura oficial em Julho último da campanha de colheita de café, 4000 toneladas de café mabuba (cerca de 2000 toneladas de café comercial), das 5300 toneladas ou 2650 toneladas de café comercial previstas para este ano. (macauhub)

CNC Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário