terça-feira, 16 de outubro de 2012

Relação com as finanças na classe C se altera nos últimos anos


05/10/2012
Em 2012, 60% das pessoas declararam gastar seu dinheiro mais cuidadosamente do que antes.
​Na classe C, percentual de pessoas que se informam antes de investir em uma aplicação financeira é de 45%.
​A classe C brasileira passa por mudanças em seu padrão de vida. E o cenário econômico do País é um fator determinante nessas transformações. Mas a forma como o grupo administra o dinheiro continua a mesma com passar dos anos?

Dados do Target Group Index, do IBOPE Media, coletados nas principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil, demonstram que a relação com as finanças também sofre alterações conforme a evolução da classe.

Segundo o estudo, de 2009 para cá, o índice de pessoas que concordam estar perfeitamente feliz com o padrão de vida manteve-se o mesmo (36%). Entretanto, o sentimento de segurança financeira aumentou de 25% para 27% no período.

A porcentagem de pessoas que acreditam que o cartão de crédito permite comprar coisas que antes não seriam possíveis também teve uma leve alta em 2012, passou de 37% para 38% no último ano. E também diminuiu o número de pessoas que não gostam de ter dívidas. Em 2009, elas representavam 65% do grupo e, agora, são 64%.

A classe C se demonstra menos cuidadosa com as finanças. Este ano, 60% das pessoas declararam gastar seu dinheiro mais cuidadosamente do que antes. No passado (2009), o percentual era de 64%.

Diminuiu também o índice de pessoas que se consideram bons administradores: de 52%, em 2009, para 50%, em 2012. Por outro lado, diminuiu em 1 ponto percentual o índice de pessoas que dizem desejar economizar mas acham difícil, de 55% (2009) para 54% (2012).

É menor também o número de pessoas que se informam antes de investir em uma aplicação financeira: hoje são 45% do grupo e, no passado, eram 53%.

A procura pelo melhor em serviços e aplicações é outro fator em queda na classe C: em 2009, 46% das pessoas demonstravam essa preocupação e hoje elas não passam de 39%.

Sobre a pesquisa
O Target Group Index é um estudo single source sobre comportamento e o consumo de produtos, serviços, mídia, além de estilo de vida e características sociodemográficas. As entrevistas são realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Os entrevistados da pesquisa citada nesta matéria são pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, que realizaram compras nos últimos 30 dias. Filtro: Classe C

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