Por Matt Allen, swissinfo.ch
A batalha pela supremacia no mercado das cápsulas de café passou há dois anos dos supermercados (ou butiques) aos tribunais. O número crescente de casos na justiça aumentou a importância do que está em causa para a Nestlé e seus rivais.
A luta continua
Amoroso, como outros observadores, considera que a Nestlé trava uma batalha perdida e que será eventualmente obrigada pelos tribunais a permitir que os consumidores possam escolher a cápsula que queiram utilizar nas máquinas da Nespresso.
Mas o custo do litígio é irrisório em comparação com os lucros que a Nestlé possa ter, caso a empresa consiga retardar a chegada dos produtos da concorrência. O mercado para as cápsulas de café deve chegar a oito bilhões de dólares (7,5 bilhões de francos suíços) em 2014, como avalia a empresa de pesquisas de mercado Euromonitor.
"A Nestlé não vai abandonar primeiro e partir. Eles são os reis do café e vão lutar com unhas e dentes para manter a liderança no mercado, seja através dos seus dois sistemas, a Nespresso e a Dolce Gusto, assim como de café instantâneo", considera Jon Cox, analista da empresa Kepler Capital Markets. "A Nestlé tem os recursos financeiros para combater qualquer concorrente se estiver interessada e isso já ocorre no mercado do café."
Pascal Hottinger, presidente da Nespresso Suíça, informou, em entrevista ao joornal dominical SonntagsZeitung no início de setembro, que a disputa vai continuar. "Para nós é importante que a competição seja justa. Temos de defender nossas propriedades intelectuais, o que continuaremos a fazer", disse.
Mas o custo do litígio é irrisório em comparação com os lucros que a Nestlé possa ter, caso a empresa consiga retardar a chegada dos produtos da concorrência. O mercado para as cápsulas de café deve chegar a oito bilhões de dólares (7,5 bilhões de francos suíços) em 2014, como avalia a empresa de pesquisas de mercado Euromonitor.
"A Nestlé não vai abandonar primeiro e partir. Eles são os reis do café e vão lutar com unhas e dentes para manter a liderança no mercado, seja através dos seus dois sistemas, a Nespresso e a Dolce Gusto, assim como de café instantâneo", considera Jon Cox, analista da empresa Kepler Capital Markets. "A Nestlé tem os recursos financeiros para combater qualquer concorrente se estiver interessada e isso já ocorre no mercado do café."
Pascal Hottinger, presidente da Nespresso Suíça, informou, em entrevista ao joornal dominical SonntagsZeitung no início de setembro, que a disputa vai continuar. "Para nós é importante que a competição seja justa. Temos de defender nossas propriedades intelectuais, o que continuaremos a fazer", disse.
Risco para a reputação
Na guerra de palavras no contexto das disputas judiciais, os diferentes concorrentes estão impacientes de marcar pontos contra a multinacional suíça. Através da mídia, os consumidores podem ler alegações de que a Nestlé tem apenas por objetivo fechar o mercado para manter os preços elevados.
O ex-chefe da Nespresso, Jean-Paul Gaillard, fundador de um dos primeiros fabricantes de produtos concorrentes, admite abertamente que o processo aberto contra ele pela multinacional ajuda a fazer publicidade para seu produto.
Mas Amoroso não acredita que a Nestlé teme sofrer prejuízos contra sua imagem ou reputação como resultado do combate legal cada vez mais hostil. "Será que os consumidores deixarão de comprar as cápsulas da Nespresso como resultado dos casos judiciais ou a publicidade que gira em torno deles? Certamente que não", afirma.
"Os consumidores devem considerar os produtos da Nespresso como um bom investimento, pois senão esse mercado não teria as dimensões de três bilhões de francos. A Nestlé argumenta que os concorrentes mais baratos comprometem a qualidade esperada pelos consumidores leais."
O ex-chefe da Nespresso, Jean-Paul Gaillard, fundador de um dos primeiros fabricantes de produtos concorrentes, admite abertamente que o processo aberto contra ele pela multinacional ajuda a fazer publicidade para seu produto.
Mas Amoroso não acredita que a Nestlé teme sofrer prejuízos contra sua imagem ou reputação como resultado do combate legal cada vez mais hostil. "Será que os consumidores deixarão de comprar as cápsulas da Nespresso como resultado dos casos judiciais ou a publicidade que gira em torno deles? Certamente que não", afirma.
"Os consumidores devem considerar os produtos da Nespresso como um bom investimento, pois senão esse mercado não teria as dimensões de três bilhões de francos. A Nestlé argumenta que os concorrentes mais baratos comprometem a qualidade esperada pelos consumidores leais."
A próxima é a Starbucks
Talvez uma ameaça maior ao predomínio da Nespresso no mercado das cápsulas de café seja a recém-chegada da Starbucks com uma máquina de café de alto nível e cápsulas próprias, com sua própria tecnologia, inovação e patentes.
Atuante em um nível de preços até mais elevado do que os da Nespresso, a rede americana representa o primeiro desafio frontal em um mercado bilionário. Espera-se ver se a Starbucks consegue competir com o pacote completo de serviço, butiques exclusivas e um forte marketing. "Estou seguro de que a competição será bastante séria", avalia Jon Cox.
Ironicamente, a chegada de competidores poderá beneficiar a Nestlé, segundo Amoroso. Novos produtos irão atrair a atenção de mais consumidores. Alguns deles poderão se tornar depois adeptos da Nespresso.
“A Nespresso é o padrão-ouro e alguns consumidores talvez aspirem a se direcionar para o serviço completo que ela proporciona", diz e completa, "sem produtos rivais crescendo no mercado, as taxas de crescimento da Nespresso iriam estagnar por si só."
Atuante em um nível de preços até mais elevado do que os da Nespresso, a rede americana representa o primeiro desafio frontal em um mercado bilionário. Espera-se ver se a Starbucks consegue competir com o pacote completo de serviço, butiques exclusivas e um forte marketing. "Estou seguro de que a competição será bastante séria", avalia Jon Cox.
Ironicamente, a chegada de competidores poderá beneficiar a Nestlé, segundo Amoroso. Novos produtos irão atrair a atenção de mais consumidores. Alguns deles poderão se tornar depois adeptos da Nespresso.
“A Nespresso é o padrão-ouro e alguns consumidores talvez aspirem a se direcionar para o serviço completo que ela proporciona", diz e completa, "sem produtos rivais crescendo no mercado, as taxas de crescimento da Nespresso iriam estagnar por si só."
Matt Allen, swissinfo.ch
Adaptação: Alexander Thoele
Adaptação: Alexander Thoele
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