terça-feira, 9 de outubro de 2012

RONDONIA- Governo mobiliza a retomada da cultura cafeeira no Estado



A SEAGRI (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária) participou, no último final de semana, da apresentação da cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto, desenvolvida pela EMBRAP (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O evento foi uma mobilização para a Retomada da Cafeicultura de Rondônia, que será lançada em dezembro.

Na última sexta-feira (28), a cultivar foi apresentado aos técnicos dos órgãos ligados à agricultura de Rondônia, como Seagri, MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), EMATER (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril do Estado de Rondônia) e aos produtores de café.
Segundo o superintendente do MAPA, Sérgio Lucio de Miranda, “quando os produtores adquirirem os clones do BRS Ouro Preto, eles estarão pegando mudas de café altamente produtivas”.
O secretário da Seagri, Anselmo de Jesus, completou dizendo que Rondônia tem um grande potencial para a cultura cafeeira, e com a cultivar BRS Ouro Preto a qualidade do café produzido no Estado irá beneficiar a todos.

No último sábado (29) a reunião foi para apresentar o BRS Ouro Preto aos cafeicultores e viveiristas de Rondônia. Anselmo de Jesus diz ainda que é necessário que o Estado trabalhe em parceria com os produtores rurais. “Precisamos estar perto dos pequenos produtores prestando toda a assistência, porque são eles que fazem nosso Estado crescer”, encerra o secretário.

Participaram do evento produtores de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Seringueiras, Alto Paraíso, Colorado do Oeste, Cacoal entre outros. Com informações da Assessoria – Governo.
 
 
Correio Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário