quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SC: Gado leiteiro volta a ser atração na Expolages



postado há 22 horas e 21 minutos atrás
Aumentar tamanho do textoDiminuir tamanho do textoImprimir

Depois de 15 anos, a Expolages reabre suas portas para os produtores de leite que, já no seu retorno ao evento, vão apresentar animais que têm conquistado a admiração de criadores e especialistas.

A Expolages 2012, que abre nesta terça-feira, em Lages, com a chegada dos animais, contará com mais de mil bovinos, equinos e ovinos em julgamentos e leilões. E 30 estandes ocupados por empresas do ramo de equipamentos e produtos agrícolas, 64 dos setores da indústria, comércio e serviços e mais 16 do ramo imobiliário.

Os julgamentos começam na quinta-feira. A expectativa é de que a movimentação financeira ultrapasse a casa dos R$ 5 milhões.

Mas apesar de todas essas atrações, é no retorno dos produtores de leite que está o grande destaque da Expolages. A participação será pequena, com apenas 10 criadores das cidades de Lages, Braço do Norte, Rio do Sul, Capão Alto e São José do Cerrito, expondo aproximadamente 90 animais, com idades entre três meses e dois anos e que ainda não pariram.

Mas ainda que seja um tanto limitada e tenha o caráter de exposição, e não de comercialização, a 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey será uma grande oportunidade para os produtores de todo o Estado conhecerem uma raça bovina que vem conquistando mais admiradores. As vacas Jersey produzem um leite de maior qualidade em relação às holandesas.

Especialistas como o agrônomo Humberto Silveira de Souza e o analista de mercado Francisco Carlos Heiden, ambos da Epagri, destacam que o leite da Jersey tem mais componentes sólidos, como gordura, proteínas e sais minerais. O maior ganho está na gordura. Enquanto o leite da Jersey tem 4,5%, o da holandesa tem 3,3%. Esta diferença se reflete no rendimento do leite. Para fazer um quilo de queijo, por exemplo, são necessários dez litros de holandesa, mas apenas sete da Jersey.

- A presença da raça Jersey ainda é pequena porque os produtores gostam de vacas que produzem bastante, e as holandesas dão mais leite. Além disso, no Oeste, que concentra 73% da produção do Estado, predomina a raça holandesa. Mas a Jersey está crescendo muito, garante mais qualidade e o seu leite vai ser mais bem pago que o da holandesa - diz o analista Francisco.

- A Expolages será uma vitrine para a Jersey, pois receberá a elite da raça, já que os melhores animais do Sul do Brasil estão em Lages e Braço do Norte - completa o agrônomo Humberto.

Estimativas da Secretaria de Estado da Agricultura apontam que o rebanho leiteiro de Santa Catarina é de aproximadamente 900 mil vacas, sendo cerca de 70% da raça holandesa e 30% da Jersey.

A produção ultrapassa os dois bilhões de litros por ano, dos quais, 73% no Oeste. Os produtores chegam a cerca de 60 mil em todo o Estado, como Casemiro Marin, de Lages, que há 52 anos se dedica à criação de vacas Jersey e vai expor nove animais durante a Expolages.

A matéria é do Diário Catarinense, adaptado pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário