segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sebrae lança índice que avaliará desempenho e expectativas das MPE


O índice de confiança tem o aspecto de ser um indicador antecedente, ou seja, é utilizado para identificar mudanças na tendência de variáveis de interesse e, dessa forma, mapear o desenvolvimento futuro da economia
Na última quarta-feira (17), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou, por meio do seu núcleo de estudos e pesquisas, o Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas no Brasil (ICMPE).
Também chamado de Sondagem Conjuntural das MPE, o ICMPE tem como objetivo geral medir o impacto da conjuntura econômica nas micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras e suas expectativas para os próximos três meses. Os dados são disponibilizados nas categorias Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, por setores (indústria, comércio, serviços e construção) e porte das empresas.
De acordo com o Analista da Unidade de Estratégia, Planejamento e Orçamento do Sebrae ES Dênis Nunes, o índice é uma importante estratégia para aperfeiçoar o planejamento das ações a serem implementadas pelo Sebrae. “O ICMPE é, também, um importante instrumento para os empreendedores, pois, conhecer o nível de expectativa dos agentes ou se o setor está empregando ou faturando mais, permitirá uma melhor análise do negócio e também um planejamento de desempenho melhor”, afirmou.
O índice é feito todo mês e ouve 5.600 empreendedores (Micro Empreendedores Individuais – MEI; Microempresas - ME e Empresas de Pequeno Porte - EPP), em todo o país. O ICMPE baseia-se nas informações de faturamento e de pessoal empregado nessas empresas. Trata-se de uma amostra composta por 200 empresários por Estado, exceto São Paulo, com 400 empresários. É, portanto, uma pesquisa amostral com boa representatividade estatística (95,5% de confiança, 2% de erro padrão em nível nacional e 7%, estadual).
Esta amostragem é calculada a partir de dois outros índices: o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Situação Esperada (ISE). Ambos os índices visam mapear, tanto para mais quanto para menos, a atual e a futura situação econômica da empresa.
De uma forma geral, o ICMPE, além de propiciar mídias espontâneas, fornecerá subsídios ao Sebrae, para um melhor conhecimento das micro e pequenas empresas, a fim de que, cada vez mais, seja possível prestar melhores serviços aos clientes empreendedores.

Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
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