sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Variedade de abacaxi resistente à doença é apresentada pelo Incaper na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia




Assessoria de Comunicação Incaper
Pesquisador José Aires Ventura apresenta variedade do Abacaxi Vitória
Uma variedade de abacaxi resistente à fusariose, doença que provoca de 30 a 40% de perdas nos frutos e de 20% nas mudas. Essa é uma das inovações que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apresenta na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O ‘Abacaxi Vitória’ concorre à premiação no Concurso do 2º Inventa Brasil, na categoria produtos da agricultura.

De acordo com o pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, na década de 1970, o Brasil foi o maior produtor mundial de abacaxi. O Espírito Santo chegou a ocupar o quinto lugar na produção do país. No entanto, devido à fusariose, doença causada por um fungo, houve a perda dessas posições. “Em 1976, o Incaper iniciou projetos de pesquisa para conhecer doenças e estabelecer estratégias de controle. Novas variedades foram desenvolvidas e houve melhoramento genético das espécies”, afirmou José Aires.

Após 10 anos de pesquisas, em 2006, foi lançada a variedade do ‘Abacaxi Vitória’, cujas principais características são frutos com 1,5 kg, ausência de espinhos nas folhas e coroa pequena, o que facilita os tratos culturais. Além disso, seus frutos apresentam polpa branca e um elevado teor de açúcares, o que lhe confere sabor e doçura inconfundíveis. Essa variedade foi lançada pelo Incaper em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Essa variedade de abacaxi despertou o interesse dos produtores do Espírito Santo, Ceará Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco. Países da África e o México também interessaram-se pelo produto. No Estado, esse cultivo possibilitou o lançamento do Polo de Abacaxi no Norte, com abrangência de 32 municípios. No ano de 2011, mais de 1,7 milhão de mudas foram distribuídas para os produtores por meio de um programa de fomento da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“Quase 35 associações e cooperativas de agricultores nas regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo foram beneficiadas por essa nova tecnologia, que possibilita a diversificação da fruticultura, com geração de emprego e renda no meio rural”, afirmou José Aires Ventura. Ele disse que a estimativa é distribuir, até 2013, cerca de dois milhões de mudas para produtores rurais em 15 municípios.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário