quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A CPT/MS, a Celulose-Papel em Três Lagoas, e a inauguração da Eldorado Brasil Celulose. O eucalipto não alimenta ninguém



 
CPT-MS
Comissão Pastoral da Terra - MS
Adital
Campo Grande/MS, 12 de dezembro de 2012
A Comissão Pastoral da Terra/Equipe Três Lagoas/MS junto a outros setores sociais do município de Três Lagoas vêm alertando e denunciando faz tempo os graves impactos socioambientais que o monocultivo do eucalipto e as gigantescas indústrias de celulose-papel já estão causando nos céus, nas águas e nas terras da microrregião leste do estado de Mato Grosso do Sul.
A entidade já tem produzido algumas cartilhas ao respeito, realizado oficinas e participado de seminários, levando para a sociedade a outra cara da moeda quem vem atrás do título triunfal que amídia-capital outorgou unilateralmente para o município:
"Três Lagoas, capital mundial da celulose”.
O nome de Três Lagoas; hoje, quarta 12 de dezembro, está na mídia nacional e internacional por conta da inauguração da fábrica Eldorado Brasil Celulose. Cantores como Andrea Boccelli e Almir Sater vão prestigiar o evento.
Novo tipo de latifúndio
Segundo uma cartilha produzida pela CPT/MS em 2008 a plantação a grande escala de eucalipto estava já registrando um novo tipo de latifúndio. Arrendando terras, só a fábrica Fibria tem hoje 350 mil hectares de plantação de eucalipto no Estado (http://www.portaldoreflorestamento.com.br/em-tres-anos-fibria-dobrou-plantio-de-eucalipto.html) e com a nova que se inaugura hoje esse território poderia dobrar.
"O eucalipto é uma árvore originaria de regiões úmidas da Austrália. Mas foi espalhado por todas as partes do planeta terra, também no Brasil por causa das condições de clima e solo, pois tem muita água, terra fértil e muito sol. Em países de clima frio o eucalipto cresce muito devagar. E no Brasil, em pouco tempo se transforma numa baita árvore.
Para alcançar este crescimento rápido o eucalipto precisa de muita água. Em media, ao longo de suas fases de crescimento, um pé de eucalipto consome 30 litros de água por dia”. Por certo, Três Lagoas é uma região de muita água, tendo, por exemplo, o Rio Paraná como parte de seu recurso hídrico.
Sem flor; eucalipto gera um emprego cada 187 hectares
O eucalipto, que consome muita água e nem flor produze, gera consequências irreparáveis para a biodiversidade na região de Três Lagoas. Segundo a cartilha da CPT, nas florestas de eucaliptos erguidas para as indústrias, que vão gerar lucros para uns poucos, nem os passarinhos gostam de fazer seus ninhos e menos ainda se alimentar de suas folhas.
"O monocultivo de eucalipto gera um emprego a cada 187 hectares. E a agricultura familiar camponesa gera um emprego a cada 9 hectares. Isto quer dizer que 100 mil hectares de eucalipto vão gerar 535 empregos diretos. E se fosse feita a reforma agrária, em 100 mil hectares esta área poderia assentar 15 mil famílias e gerar 10.000 empregos direitos”.
Exportação de papel não mata a fome de ninguém
O eucalipto produz celulose, principal matéria prima para a produção do papel. A vinda das indústrias de papel em Três lagoas e no Brasil é para satisfazer a demanda dos Estados Unidos e países europeus sobre tudo. Para satisfazer a demanda de consumo de papel no Brasil só é preciso produzir 4 mil toneladas/ano. Embora, só a fábrica da Eldorado que se inaugura hoje vai produzir 1,5 milhão toneladas/ano. Mas, outro gigante da celulose de Três Lagoas, a Fibria (fusão entre Aracruz e Votorantim) já vem produzindo 1,3 milhão toneladas/ano. A CPT afirma: "O que precisamos é aumentar a produção de alimentos saudáveis e que façam parte da dieta alimentar para matar a fome de milhões de brasileiros. Exportação não mata a fome de ninguém”.
Perto de um grande rio
Água, muita água é o que precisam as indústrias de papel-celulose, alem de muita terra e energia. O "euca-pital”, capital financeiro estrangeiro, especulador e agroexportador do eucalipto, vendeu seu espelhinho em Mato Grosso do Sul, a troca de um clichê bonito: Capital Mundial da Celulose. Em outras palavras a troca do tangível para uns poucos pela ilusão para muitos.
O material fibroso presente na madeira, neste caso do eucalipto, é o "ouro vegetal”. A CPT explica na sua cartilha que no processo de fabricação, primeiro a madeira é descascada e picada em lascas (chamadas cavacos), depois é cozida com produtos químicos, para separar a celulose da lignina e demais componentes vegetais. O liquido que sai deste cozimento com produtos químicos, chamado licor negro, é armazenado em lagoas de decantação, onde fica um bom tempo numa espécie de descanso e aí recebe tratamento antes de voltar a ser lavado em água.
A etapa seguinte, e a mais critica, é o branqueamento da celulose, um processo que envolve várias lavagens para retirar impurezas e clarear a pasta que será usada para fazer o papel. Aqui entra de novo muita água. Por isto que uma indústria de celulose e papel tem que ser perto de um grande rio ou de uma grande lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário