quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Conferência Intercontinental pela paz e desarmamento começa nesta quinta-feira (13)



 
Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Paz, desarmamento e alternativas sociais ante a OTAN Global. Esse é o tema da Conferência Intercontinental que será realizada nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, em Buenos Aires, Argentina. O evento é promovido pela Rede Internacional Não à Guerra – Não à OTAN, pelo Círculo Latino-americano de Estudos Internacionais do México e pela Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos (ADPH) da Argentina.
O objetivo é analisar e discutir as políticas e estratégias mundiais da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) e suas consequências para a América Latina, já que para os organizadores da Conferência, "a OTAN nunca foi uma fonte de paz e segurança” e existe apenas para "preservar os interesses econômicos e estratégicos das potências ocidentais, especialmente dos Estados Unidos”. "Mina o sistema das Nações Unidas; não é democrática, é agressiva e perpetua uma ordem internacional injusta e obsoleta”, detalham.
Por isso, a Conferência também se propõe a pensar alternativas políticas, sociais e humanas que o Sul Global oferece para a paz, a segurança e o meio ambiente. Neste sentido, a Conferência acontece no marco da entrega do Prêmio Nobel da Paz para a União Europeia em Oslo (Noruega), e sua mensagem de abertura será feita por Adolfo Pérez Esquivel, ativista argentino, defensor dos direitos humanos e Prêmio Nobel da Paz.
"As intervenções neoliberais e neocolonialistas no sul global impulsionadas pelos Estados Unidos e União Europeia, impactam a sociedade, a economia e a política latino-americanas, aceleram a violência – especialmente contra as mulheres -, o narcotráfico, o contrabando de armas, a migração interna e a militarização da região. As mulheres são sempre um objetivo primordial em toda classe de violações aos direitos humanos; isso é evidente na América Latina”, explica Luis Gutiérrez Esparza, no site do evento.
Para discutir sobre essas questões, serão realizadas sessões plenárias, painel de discussões e debate público. O primeiro painel abordará o tema "Agressões neocolonialistas contra a América Latina no século XX e na atualidade”, em seguida, vem "OTAN global: Guerras de intervenção e bases militares”, "O papel atual dos Estados Unidos e da União Europeia na América Latina” e "Militarismo na América Latina”. O primeiro dia será encerrado com exibição de vídeo e debate sobre Bases militares estrangeiras e direitos humanos.
No segundo dia, os painéis abordam "Alternativas políticas, sociais e ambientais para a paz na América Latina”, "Paz com a Natureza”, "Novos e emergentes blocos alternativos: Mercosul, Alba, Unasul, Celac”, "Sociedade e alternativas: bem viver e socialismo no século XXI” e "Ações para um futuro pacífico e sustentável”.
Participam do evento organizações como Círculo Latino-americano de Estudos Internacionais (CLAEI), Soa Watch, Mães da Praça de Maio e especialistas.
A Conferência acontecerá no salão Arturo Illia do Senado, no Palácio do Congresso Nacional da Argentina, mas também poderá ser acompanhada através das redes sociais: Facebook– ConferenciaporlaPazorg; no Twitter @ConferenciaPaze pelo Youtube - ConferenciaporlaPaz
Para mais informações, acesse: http://www.conferenciaporlapaz.org/es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário