domingo, 16 de dezembro de 2012

Encerra hoje (14) a Conferência Intercontinental sobre as políticas e estratégias mundiais da Otan


 
Adital
Termina nessa sexta-feira, dia 14 de dezembro, a Conferência Intercontinental ‘Paz, desarmamento e alternativas sociais diante da OTAN Global’, que tem como foco as políticas e estratégias mundiais da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN e suas implicações para o Sul Global, assim como as alternativas políticas e sociais para a paz, segurança e o meio ambiente. O evento teve início na manhã de ontem (13), no Palácio do Congresso da Nação Argentina, em Buenos Aires.
A Conferência, que tem entrada gratuita mediante inscrição prévia,se estenderá por toda tarde de hoje com a exposição de especialistas internacionais da América Latina, Europa e Estados Unidos, entre eles/as Stella Calloni,LuisGutiérez Esparza,ObeyOment,TobiasPflügger,Marie-Christinie Vergiat,Ana Juanche, Kristine Karch eSocorroGomes.
Os eixos de trabalho e debates participativos do evento são: ‘Agressões neocolonialistas contra a América Latina no Século XX e na atualidade’; ‘OTAN Global: Guerras de intervenção e bases militares’; ‘O papel atual dos Estados Unidos e da União Europeia na América Latina’; e ‘Militarismo na América Latina’.
Miguel Monserrat, co-presidente da Assembleia Permanente dos Direitos Humanos (APDH) declarou na mensagem de abertura realizada ontem que "é fundamental que o encontro aponte alternativas sociais para aprofundar a democracia”.
A representante da Rede Internacional Não À Guerra – Não à OTAN, Claire Chastain, que também esteve responsável pela abertura da Conferência, destacou que "é a primeira vez que se realiza uma conferência intercontinental na América Latina contra a OTAN Global”.
Ademais, o senador Daniel Filmus, presidente da Comissão de Relações Internacionais do Congresso, expressou a vontade argentina de integrar-se com o restante dos países da América Latina, remarcando que "mediante o MERCOSUL, a UNASUL e a CELAC, já não se necessita de organismos extrarregionais, podemos resolver nossos problemas e nos posicionarmos a favor da Paz diante do mundo”.
Veja a programação completa aqui.
A Conferência pela Paz está nas redes sociais:
Facebook: ConferenciaporlaPazorg | Twitter: @ConferenciaPaz
Youtube: ConferenciaporlaPaz
Mais informações em:www.conferenciaporlapaz.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário