quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Escola no Campo” encerra atividades em Guaxupé (MG)




Phábrica de Ideias / Cooxupé - Assessoria de Imprensa
 
 
Entre os meses de novembro e dezembro, alunos e professores das escolas municipais rurais da região de atuação da COOXUPÉ, cooperativa mineira com mais de 11 mil produtores de café, encerram as atividades do projeto “Escola no Campo”. Realizado em parceria com a Syngenta, a ação leva durante o ano para as escolas atividades extracurriculares que incentivam os futuros produtores rurais sobre a importância da agricultura sustentável.
 
Na manhã desta terça-feira, 04 de dezembro, as escolas Olímpia Felippe da Silva e Olympia Leite Ribeiro, localizadas na zona rural de Guaxupé, encerraram as atividades destacando e premiando os melhores projetos e trabalhos realizados pelos estudantes. “O projeto “Escola no Campo” é como uma sementinha que plantamos. Estas crianças possuem papel fundamental para a construção de um futuro melhor, além de colaborar para a conscientização de seus pais e familiares”, revela o Técnico de Desenvolvimento de Mercado da Syngenta, Luciano Souza.
 
Rendendo bons frutos, a ação provocou novos conhecimentos ao aluno Mateus Henrique Santos, 12 anos, que conquistou o primeiro lugar com o desenho sobre equipamentos de proteção. “Antes dessas aulas eu não sabia plantar uma alface. Agora eu sei. Aprendi bastante coisa sobre as características da agricultura e também como é importante usar os equipamentos de segurança”, afirma o aluno.
 
Presente no evento, a secretária de Educação de Guaxupé, Andreia Aparecida Assis Palos, parabenizou os mais de 20 anos de realização do projeto. “A questão do uso de equipamentos de proteção, por exemplo, é cultural e ainda há uma resistência. É aí que entra o papel das crianças em trabalhar essa ideia junto com seus pais, mostrando a importância deles para a saúde e o bem estar de todos”, diz a secretária de Educação.
 
Para Carlos Paulino, presidente da Cooxupé, o “Escola no Campo” cumpre um papel educativo e de conscientização muito relevante tanto na instrução quanto na formação das crianças. “O futuro está fortemente ligado à natureza e os estudantes têm um papel fundamental em levar adiante este conhecimento, exercitando cada vez mais o conceito de sustentabilidade não apenas na cultura agrícola, mas em outras situações como a reciclagem, a preservação da água, entre outras, que são imprescindíveis para garantir o futuro”, aponta o presidente.
 
Premiação – Na escola Olympia Leite Ribeiro, Emily Clementino, Mateus Nogueira, Mateus Henrique Santos e Tatiele da Silva Calori, alunos do 5º ano, foram premiados. Já pela instituição Olímpia Felippe da Silva, receberam destaque os alunos: Thalia Bento, Sandy Faria Duarte, Cristiano Roque e Gabriela Lopes.
 
Escola no Campo – Criado em 1991, o projeto tem como objetivo principal formar novas gerações de agricultores conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, utilizando tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis. Com foco principal na sustentabilidade, a ação é aplicada em escolas rurais, contando com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos na grade curricular das séries atendidas. Os jovens são estimulados a transmitir o aprendizado às suas famílias e à sociedade onde vivem. Assim, o projeto assume papel fundamental na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável.
 
Em 2012, além das escolas de Guaxupé, foram contempladas pelo projeto: Escola Municipal B. Três Barras (Carmo do Rio Claro), Escola Municipal Santa Luzia (Carmo do Rio Claro), E.M.Mariana Candido d´avila – Prata (Alpinópolis), Escola Municipal Francisco Leite (Alpinópolis), Escola Municipal São Geraldo (Alpinópolis), Escola Municipal José Gonçalves de Paula – Mutuca (Alpinópolis), Escola Ernesto Cardoso Paiva (Caconde), Escola Municipal Orlando Paulino da Costa (Alfenas), Escola Estadual Afonso Romão de Siqueira (Botelhos), Escola Municipal Dr. Manoel Patti (Passos), Escola Municipal Coronel Azarias de Melo (Passos), Escola Municipal Joaquim Ribeiro Pereira (Areado), Escola Municipal Francisco Bueno da Silva (Muzambinho), Escola Municipal do Moçambo (Muzambinho), Escola Municipal do Bom Re tiro (Muzambinho), Escola Estadual Geraldo Ribeiro Dias (Guaranésia) e Escola Municipal Bom Jesus da Penha (Bom Jesus da Penha).
 
CNC Café


Nenhum comentário:

Postar um comentário