quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Indígenas panamenhos denunciam que o Governo não cumpre com acordos



 
Adital
O Governo do Panamá e indígenas da comarca Nägbe Buglé combinaram, após quase um mês de discussões, uma lei de proteção dos recursos naturais, hídricos e ambientais. Os nativos denunciam que as autoridades não cumprem com a medida.
A cacique de etnia indígena panamenha Nägbe Buglé, Silvia Carrera, denunciou nessa quinta-feira que o Governo de Ricardo Martinelli não cumpriu com os acordos que puseram fim aos protestos na província de Chiriquí (sudoeste), em rechaço a uma lei mineradora.
Em declarações à imprensa local, a dirigente destacou que ela assinou "o acordo com a promessa de que seria cumprido o acordo”. Agregou que a Promotoria chamou para testemunhar os detidos durante as manifestações, indicando que os arquivos ainda estão abertos.
Carrera sublinhou que as autoridades da nação centro-americana não cumpriram com o apoio aos feridos e familiares das vítimas da repressão por parte da Polícia Nacional e tampouco realizaram a verificação do projeto hidroelétrico de Tabasará e Barro Branco.
Por isso, instou ao Ministro do Governo, Jorge Ricardo Fábrega, que cumpra com os relatórios de perícia e os apresente à comarca indígena Nägbe Buglé.
Dirigentes das forças vivas das províncias de Bocas del Toro (noroeste), Colón (centro-norte) e a comarca Nägbe Buglé promoverão um encontro no próximo dia 15 de dezembro na província de Chiriquí, onde coordenarão a agenda de manifestações que realizarão em janeiro de 2013.
A notícia é da TeleSUL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário