sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Literatura Afro-Brasileira será debatida no Ipea




Promovida pelo Ipea e pela UnB, a Jornada vai discutir as manifestações da literatura negra no País

Resultado da iniciativa do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a I Jornada de Literatura Afro-Brasileira Contemporânea propõe-se a debater e tratar dos problemas da autoria, da perspectiva, da linguagem e da recepção das publicações. O evento será realizado nesta segunda-feira (10/12), a partir das 8h30, na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Q. 1, Bl. J. Ed.BNDES, auditório do subsolo) terá transmissão ao vivo pelo Portal Ipea.
Nas duas últimas décadas, foi possível observar um aumento de visibilidade da representação negra na sociedade – seja nos meios de comunicação de massa, nas artes, na música e na literatura, seja no campo acadêmico – e o questionamento de seu caráter “marginal” diante das formas de expressões dominantes.
De acordo com a técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Tatiana Dias Silva, as populações negras brasileiras têm buscado formas de falar de si e do mundo e um dos pontos fundamentais diz respeito à maneira como as questões de raça são tratadas pela Literatura e suas implicações para o desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade racial. Confira a programação da Jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário