domingo, 16 de dezembro de 2012

Mensagem de apoio aos moradores de rua



 
Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia
Adital
Irmãos e irmãs de nossa arquidiocese, homens e mulheres de boa vontade, de toda grande Goiânia, estamos caminhando para celebrar o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como naqueles dias em que José e Maria peregrinavam e, nas dificuldades, viram chegar o momento do nascimento do primogênito em condições muito precárias, também hoje preparamos o Natal, acompanhando o sofrimento e a desolação de muitos moradores de rua, a maior parte deles migrantes e retirantes.
Nesses últimos sessenta dias, foram violentamente assassinados onze moradores de rua. Convocamos toda a Arquidiocese de Goiânia a sentir-se profundamente envolvida com os sonhos e as esperanças, as alegrias e tristezas de todos os que aguardam e buscam, sob o sol quente ou sob as noites frias e molhadas, encontrar a consolação, a justiça e a paz que o menino Jesus vem trazer.
Com o profeta Isaías olhemos para este cenário de pecado, violência, injustiça e nos comprometamos a anunciar vigorosamente um novo reino. "O Senhor Deus eliminará para a sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra." (Is 25,8).
Rezemos, pedindo que Deus nos faça enfrentar esta realidade e, com as instituições e órgãos competentes para o resguardo da segurança pública, da justiça e do bem comum, que esta realidade seja superada. Que a força da violência seja enfrentada e vencida, e nossas comunidades, paróquias, pastorais, movimentos eclesiais, enfim toda a sociedade acolha com amor as vítimas das estruturas sociais de injustiça e pecado.
No mistério da encarnação, o próprio Deus se fez retirante, se fez migrante, como lemos: "Depois que os magos se retiraram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: 'Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo'. José levantou-se de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito" (Mt 2, 13-14).
Arquidiocese de Goiânia, levantemo-nos! Enfrentemos as ameaças e a noite escura. Não poupemos esforços para salvar das mãos da morte a vida de cada menino Jesus que hoje se encontra ameaçado nas ruas, marquises e praças da grande cidade. E ofereçamos um grande presente ao menino Jesus: cuidemos Dele na pessoa dos que sofrem. "Eu estava com fome, e me deste de comer; estava com sede, e me deste de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me" (Mt 25, 35-36).
Em' nossa arquidiocese existem várias iniciativas de grupos e paróquias que, há muito tempo, realizam trabalhos para a promoção da acolhida e das melhorias das condições de vida dos que sofrem. Reforcemos esses projetos e ousemos criar novas formas de enfrentamento do mal. Não tenhamos medo!
Feliz Natal! Bênçãos de cuidado, justiça e paz,
Goiânia, 13 de dezembro de 2012,
Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário