terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O que a América Latina está desenvolvendo em pesquisas sobre conservação de forragens?



A cada 3 anos a comunidade científica pertencente aos assuntos relacionados à conservação de forragem se reúne em um congresso chamado International Silage Conference.

Este ano o evento foi realizado na Finlândia no mês de junho e teve participação de 35 países com publicações de 212 artigos com enfoque em conservação de forragens. A Figura 1 apresenta a proporcionalidade das publicações dividida entre as diferentes regiões do mundo. O grande destaque foi para os países pertencentes ao continente Europeu que apresentaram 59,4% dos trabalhos, seguido pela Ásia com 18,4% do trabalhos. A América Latina ficou em terceiro lugar com publicação de 24 artigos.


Figura 1. Proporção de trabalhos publicados em diferentes regiões do mundo.

A Figura 2 apresenta os países participantes da América Latina, onde se destaca a participação do Brasil com 70,8% dos trabalhos publicados dentro desta região, seguidos pelos países: Colômbia, Porto Rico e Nicarágua.


Figura 2. Proporção de trabalhos publicados dentro da América Latina.

Um ponto de destaque para a América Latina pode ser visualizado na Figura 3, onde é apresentado os 10 primeiros países com maior número de publicações. Apesar do continente Europeu e a Ásia terem apresentado maior quantidade de trabalhos, quando as publicações são apresentadas por países, o Brasil ocupa o quarto lugar em número de publicações, com 8,0% do total de trabalhos publicados, sendo inferior somente ao país sede da conferência (Finlândia), Alemanha e China, o que demonstra o grande enfoque que o país vem desempenhando nessa área de conhecimento.


Figura 3. TOP 10 países com maior número de publicações.

Apenas relacionando os trabalhos desenvolvidos na América Latina, o três principais temas abordados foram (Figura 4): 1) Nutrição; 2) Aditivos e 3) Vedação. Os trabalhos envolvendo nutrição estão relacionados aos efeitos de silagens com o desempenho animal, parâmetros ruminais, produção de bovinos de corte e bovinos de leite. O tema aditivos se refere ao estudo de bactérias utilizadas na fermentação das silagens, bem como o uso de ácidos e enzimas. O tema vedação traz consigo estudos relacionados com diferentes lonas e seus impactos na qualidade da silagem e sua deterioração.


Figura 4. TOP 3 áreas de estudo relacionados com a conservação de forragens.


Figura 5. TOP 3 grupos de silagens em estudo.

Na Figura 5 são apresentadas as principais silagens estudadas, as quais foram subdivididas em milho e sorgo, gramíneas e leguminosas e cana-de-açúcar. O grupo de maior quantidade de estudos está relacionado ao uso de milho e sorgo, com 41,7% dos trabalhos gerados. Com relação aos aditivos utilizados (Figura 6) nos trabalhos da América Latina, observa-se que as bactérias mais utilizadas foram o Lactobacillus plantarum e Lactobacillus buchneri, sendo que dentre os ácidos o único mencionado foi o benzoato de sódio.


Figura 6. Principais aditivos envolvidos nos estudos.

Deve-se ressaltar que a importância do tema conservação de forragens vem crescendo a cada ano, onde se observa incrementos no profissionalismo para a confecção desse tipo de alimento.

Conforme demonstrado acima se pode inferir que a América Latina vem apresentando destaque com o tema conservação de forragens, gerando conhecimento local aplicável as condições dessa região. O Brasil vem ganhando evidência e por essa razão, o país será o país sede para o próximo congresso em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário