quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pesquisa comprova: café reduz risco de câncer oral



postado há 23 horas e 6 minutos atrás

Uma nova pesquisa da Sociedade Americana do Câncer descobriu uma forte associação inversa entre o consumo de café cafeinado e a mortalidade por câncer oral/faríngeo. Os autores do estudo disseram que as pessoas que bebiam mais de quatro xicaras de café cafeinado por dia tiveram cerca de metade dos riscos de morte por esses cânceres frequentemente fatais comparado com as pessoas que bebiam apenas ocasionalmente ou nunca. O estudo foi publicado no American Journal of Epidemiology. Os autores disseram que mais pesquisas são necessárias para elucidar o mecanismo biológico que poderia estar por trás disso.

Estudos epidemiológicos anteriores sugeriram que o consumo de café está associado com menor risco de câncer oral/faríngeo. Para explorar as descobertas, pesquisadores avaliaram as associações do café cafeinado, do café descafeinado e do chá com o câncer oral/faríngeo fatal no Estudo de Prevenção do Câncer II, um estudo de coorte prospectivo feito nos Estados Unidos, que teve início em 1982, feito pela Sociedade Americana de Câncer.

Entre 968.432 homens e mulheres que não tinham câncer no começo do estudo, 868 mortes devido a câncer oral/faríngeo ocorreram durante 26 anos de acompanhamento. Os pesquisadores descobriram que consumir mais de quatro xícaras de café cafeinado por dia estava associado com um risco 49% menor de morte por câncer oral/faríngeo com relação à não ingestão/ingestão ocasional de café. Um declínio relacionado à dose foi observado com cada xícara consumida por dia. A associação foi independente do sexo, status de fumo ou consumo de álcool. Sugeriu-se uma ligação similar entre aqueles que consumiam mais de duas xícaras por dia de café descafeinado, apesar de as descobertas terem sido só marginalmente significantes. Não foi encontrada associação para o consumo de chá.

As descobertas foram inovadoras, já que basearam-se especificamente nos casos fatais de câncer oral/faríngeo, ocorrendo em um período de 26 anos em uma população de indivíduos acompanhados que não tinham a doença no começo do estudo.

"O café é uma das bebidas mais amplamente consumidas no mundo e contém uma variedade de antioxidantes, polifenóis e outros compostos biologicamente ativos que podem ajudar a proteger contra o desenvolvimento e a progressão de cânceres", disse a autora do estudo, Janet Hildebrand. "Apesar de ser menos comum nos Estados Unidos, o câncer oral/faríngeo está entre os 10 cânceres mais comuns no mundo. Nossa descoberta fortalece a evidência de um provável efeito protetor do café cafeinado na etiologia e/ou progressão de cânceres de boca e faringe. Pode ser de interesse considerável investigar se o consumo de café pode levar a melhores prognósticos após o diagnóstico de câncer oral/faríngeo".

As informações são do Laboratoryequipment.com, traduzidas e adaptadas pelo CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário