quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Revista divulga resultados recentes das pesquisas sobre café


Nova edição da Coffee Science está disponível na Internet
A Coffee Science, revista científica especializada em cafeicultura, acaba de publicar mais uma edição, disponível em http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience/issue/view/28. Criada por pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Polo de Excelência do Café (PEC/Café), a publicação é editada pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), instituição participante do Consórcio, formado pela união de instituições de pesquisa, ensino e extensão em prol do agronegócio café no Brasil. A Embrapa Café - Unidade de Pesquisa da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – coordena o programa de pesquisa do Consórcio. Para acessar edições anteriores, clique emhttp://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience.
Conforme informação do editor chefe da revista, Rubens José Guimarães, fornecida por meio relatórios gerados pelo Google Analytics (http://www.google.com/analytics), o número de acessos nacionais e internacionais, bem como tempo de acesso de diferentes países dos usuários da da Coffee Science, tem crescido significativamente desde a adoção do sistema SEER de publicação eletrônica do IBICT. De 2009 até hoje a Coffee Science foi acessada por cerca 9 mil pessoas de mais de 50 países/territórios, sendo que os 10 países identificados com maior número de acessos são: Brasil, EUA, Portugal, Índia, Reino Unido, Colômbia, Filipinas, Alemanha, Canadá e México.
“Cerca de 150 países acessam a revista via internet. Com tiragem de 500 exemplares impressos distribuídos para bibliotecas centrais, universidades e instituições de pesquisa do País e exterior, além das instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café, a Coffee Science tem se firmado continuamente em um veículo de fortalecimento da pesquisa de café no Brasil”, afirma seu editor chefe, Rubens José Guimarães, professor da Ufla.
Segundo o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, a revista incentiva a discussão entre especialistas, a maioria das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café. “Essa troca de conhecimentos permite não só a visibilidade do trabalho de pesquisa, mas também a renovação e a construção contínua do conhecimento”.
Com apenas sete anos, a publicação tem conquistado avanços técnicos e científicos que atestam o reconhecimento de sua qualidade editorial perante a comunidade científica. Hoje a Coffee Science tem classificação B2 nos critérios de avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Qualis-CAPES) para os periódicos especializados. É a única revista técnico-científica em cafeicultura brasileira de submissão e distribuição gratuita. Além disso, disponibiliza, na versão on line, tradução integral dos artigos para o inglês, tornando seu conteúdo acessível a pesquisadores do mundo inteiro.
Mais sobre o periódico – A Coffee Science, em suas versões impressa e eletrônica, publica quadrimestralmente artigos originais completos elaborados por membros da comunidade científica nacional e internacional que têm contribuído para o desenvolvimento da cafeicultura nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Ciências Sociais Aplicadas, elaborados por membros da comunidade científica nacional e internacional.
A revista já está indexada ao AGRIS-FAO (International Information System for the Agricultural Sciencesand Technology), AGROBASE-IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), LANTINDEX (Sistema Regional de Informaciónen Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal), CAB Abstracts (CABI – Common wealth Agricultural Bureaux International), SCIENTIFIC COMMONS (University of St. Gallen - Switzerland), Scopus-Elsevier, Periódicos Capes, Agricola (USDA - National Agricultural Library) e na Wageningen UR Digital Library.
O Conselho Editorial é composto por uma equipe multi-institucional de pesquisadores e professores das instituições participantes do Consórcio, sendo o editor chefe o professor Rubens José Guimarães (Ufla) e tendo oito editores executivos: Antônio Nazareno G. Mendes (Ufla), Flávio Meira Borém (UFLA), Helena Maria Ramos Alves (Embrapa Café), Luiz Gonzaga de Castro Júnior (Ufla), Marcelo Ribeiro Malta (Epamig), Maurício Sérgio Zacarias (Embrapa Café), Myriane Stella Scalco (Ufla) e Samuel Pereira de Carvalho (Ufla). A revista conta ainda com a colaboração de Renata Kelly Silva Rezende na secretaria e Álvaro dos Reis Cozadi no suporte técnico.
Consórcio Pesquisa Café - O Brasil desenvolve o maior programa mundial de pesquisas em café, o Programa Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Essa rede integrada de pesquisa é possível graças ao Consórcio Pesquisa Café, que reúne dezenas de instituições brasileiras de pesquisa, ensino e extensão estrategicamente localizadas nas principais regiões produtoras do País. Seu modelo de gestão incentiva a interação entre as instituições e a união de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais, que permitem elaborar projetos inovadores. A evolução da cafeicultura brasileira, ao longo dos últimos anos, comprova a importância dos trabalhos de pesquisa.
Esse arranjo institucional atua em todos os segmentos da cadeia produtiva, tendo por base a sustentabilidade, a qualidade, a produtividade, a preservação ambiental, o desenvolvimento e o incentivo a pequenos e grandes produtores. Hoje reúne mais de 700 pesquisadores de cerca de 40 instituições, envolvidos em 74 projetos dos quais fazem parte 355 Planos de ação.
Foi criado por iniciativa de dez instituições ligadas à pesquisa e ao café: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico -IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.
As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.
Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF e Giovana Chiquim (Sebrae)
Cotatos: (61) 3448-1927 / 
flavia.bessa@embrapa.br
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário