terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RO: Produtores se organizam em cooperativas para aumentar renda




Cerca de 2 mil produtores em Cacoal (RO) fazem parte das 42 associações rurais existentes no município. Com o objetivo de melhorar a renda, duas associações se organizaram e se transformaram em cooperativas. Segundo os produtores, com a mudança de associações para cooperativas, aumentam os lucros com a venda dos produtos.

A Cooperativa de Pasteurização de Leite (Cooperleite) é a primeira mini usina de pasteurização de leite inaugurada em Cacoal. A indústria pertence à Cooperativa dos Agricultores Agropecuários de Cacoal (Cooproac) e conta com 43 sócios cadastrados.

Wilson de Souza Teixeira, representante da Cooperleite, conta que após a associação ter se organizado em cooperativa os lucros aumentaram, todos os 43 sócios recebem de forma igualitária.

"Por enquanto entregamos leite apenas para a merenda escolar, porém a partir desse mês [dezembro] também vamos entregar para supermercados e frigoríficos do município", acrescentou Wilson.

De acordo com Sebastião Marcelo de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Reforma Agrária de Cacoal, as associações não podem comercializar seus produtos, diferente das cooperativas.

"Após a conscientização dos sócios de saírem da situação de associação e passar para cooperados nossa renda aumentou, pois nos reunimos em grupos para comercializar nosso produto", explicou o secretário da Coopercacoal, Daniel Ribeiro de Assis.

A matéria é do G1 RO, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário