terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Safra 2013/14 de café no Sul de Minas deve ser quase 30% menor, prevê Emater/MG


postado há 1 dia atrás

A condição das lavouras de café no sul de Minas Gerais - região que responde por 25% do grão produzido no país - é considerada boa, apesar de as chuvas terem ficado mais escassas em dezembro. De acordo com João Bosco Minto, engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG), que atua em São Sebastião do Paraíso, é comum que as precipitações alcancem entre 500 e 600 milímetros no último mês do ano. Mas, até agora, não choveu nem metade desse volume na cidade. "Isso acabou por atrasar a adubação. Tem produtor indo adubar só agora, quando o normal seria começar em outubro", afirma.

Ainda assim, segundo o agrônomo, esse atraso não deve provocar problemas com a produtividade, porque as lavouras já estão em fase de "chumbinho" (momento inicial de desenvolvimento do fruto).

A expectativa é de que sejam colhidas na safra 2013/14 (ano de baixa produtividade no ciclo bianual da cultura) algo em torno de 200 mil sacas de 60 quilos em São Sebastião do Paraíso, uma queda de quase 30% ante as 280 mil sacas produzidas em 2012/13. A perspectiva é de que essa proporção seja reproduzida em todo o sul de Minas Gerais e também no cerrado mineiro.

"O produtor veio mais capitalizado nos últimos dois anos. Por conta dos preços melhores do café, ele pôde aumentar os cuidados com a lavoura, o que permitiu elevar a produção mesmo em ano de bienalidade negativa", conta Minto. Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil. Na safra 2012/13, colheu 26,63 milhões de sacas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

As informações são de UOL Economia, adaptadas pelo CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário