sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sergio Haddad lança livro "Apartamento 34"


Sergio Haddad lança livro "Apartamento 34"

"Apartamento 34" narra a história de um grupo de amigos e revela diferentes posturas de resistência ao regime militar, remontando articulações da sociedade civil no período. O trabalho demandou entrevistas com os primeiros oficiais de projetos nas agências de cooperação internacional e com atores da sociedade civil brasileira da época. Livro será lançado dia 19 de dezembro, às 19 horas, em São Paulo.

São Paulo - Os encontros, desencontros, alegrias e dissabores amorosos de um grupo de amigos que vivenciaram a ditadura militar no Brasil, a partir década de 1960, já renderiam insumos suficientes para um bom romance. Mas, ao contextualizar os personagens como parte de diferentes movimentos de resistência ao regime militar, Sérgio Haddad consegue fugir do lugar comum de narrar apenas as torturas e violações de direitos humanos da época.

É inevitável que essa face mais dura da repressão apareça. No entanto, as páginas trazem também outras abordagens, sempre costuradas à vida dos protagonistas, moradores do "Apartamento 34", no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Temas como cultura e economia andam lado a lado com a história da organização da sociedade civil no período. Nesse cenário, vêm à tona os primeiros trabalhos de educação popular; a força dos movimentos ligados às igrejas na mobilização social; a formação de organizações não governamentais; e a intensificação da busca por recursos da cooperação internacional para essa sociedade civil.

O livro é baseado em fatos reais. Um dos frutos de uma pesquisa apoiada pela Fundação Ford e pelo CNPq, a publicação tem o objetivo de levar esse conhecimento para além do âmbito acadêmico. O trabalho levou um ano e meio para ser concluído, e demandou entrevistas com os primeiros oficiais de projetos nas agências de cooperação internacional e com atores da sociedade civil brasileira da época.

Lançamento
O que: Lançamento do livro "Apartamento 34", Sérgio Haddad
Quando: Quarta-feira, 19 de dezembro, 19 horas
Onde: Rua General Jardim, 660, 1º andar - Ação Educativa


Sobre o autor
SÉRGIO HADDAD nasceu em 1949, em São Paulo, é educador e economista, com mestrado e doutorado em Sociologia da Educação. Ex-professor da PUC, é atualmente Diretor Presidente do Fundo Brasil de Diretos Humanos e assessor da ONG Ação Educativa. Como ativista social, foi presidente da ABONG – Associação Brasileira das ONGs, Relator Nacional para o Direito Humano à Educação e um dos iniciadores do Fórum Social Mundial. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social – CDES da Presidência da República. Participou da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Adultos e foi conselheiro do Conselho Técnico e Científico da CAPES do MEC. Pesquisador nível A do CNPq. Participa ou participou de conselhos de diversas organizações da sociedade civil nacional e internacional como, ICAE, Rede Social, Green Peace, IDEC, INESC. Autor de vários livros e artigos publicados sobre educação, políticas públicas, movimentos sociais ONGs e desenvolvimento. Apartamento 34 é o seu primeiro romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário