sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

V Seminário Nacional do Crédito Fundiário aprova medidas para 2013



14/12/2012 07:30

Ampliação das metas para dez mil beneficiários, universalização dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e parâmetros de sustentabilidade como critérios para contratos de Crédito Fundiário são os três grandes anúncios feitos no V Seminário Nacional do PNCF, realizado de 11 a 14 de dezembro, em  Pirenópolis (GO). Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas com os objetivos de avaliar, debater e criar propostas para a operacionalização e execução do PNCF.
Para o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adhemar Almeida, o seminário foi um sucesso na definição das estratégias para operacionalizar as medidas de aprimoramento do programa. “Como compromisso, saímos do encontro mobilizados para alcançar as metas aprovadas. E esperamos que o público do programa seja beneficiado com serviços de Ater, habitação, fornecimento de água, energia, um plano de assessoramento técnico e acesso aos mercados, elementos que passam a ser considerados nas contratações dos projetos de Crédito Fundiário”, disse Almeida. Segundo ele, também é importante acesso adequado à propriedade, que permita o escoamento da produção e o livre acesso das famílias.
O último dia do evento iniciou com uma plenária, onde foram apresentadas e consolidadas as propostas oriundas dos grupos de trabalho regionais. Nelas estão contidas as metas de acesso, as estratégias de ampliação da participação da juventude, a sustentabilidade do programa, a comercialização da produção e as ações de renegociação, entre outras.
Documento
“O seminário foi importante porque nos permitiu ampliar o apoio ao programa de Crédito Fundiário. Contamos com a presença de agricultores; gestores federais e estaduais; de entidades que prestam serviço de Ater; delegados do MDA; membros das Câmaras Técnicas e Conselhos estaduais; representantes de movimentos sociais, como Contag, Fetraf, Movimento dos Pequenos Agricultores e Pastoral da Juventude Rural, ampliando a representação campesina nas discussões e proposições de melhoria do programa”, comentou o coordenador operacional do PNCF, Francisco das Chagas Filho.
Ainda na plenária, foi apresentado pelos movimentos sociais um manifesto de apoio às novas medidas de aprimoramento do PNCF, que aguardam aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN) na próxima quinta-feira (20). De acordo com o documento, eles entendem que, se aprovadas, as medidas efetivarão o compromisso assumido pela presidenta Dilma Rousseff com os movimentos sociais de trabalhadores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário