segunda-feira, 30 de abril de 2012

GARCAFÉ 50 anos de existência - A festa que não aconteceu

No último dia 21, a GARCAFÉ, se em atividade, estaria comemorando 50 anos de existência. Idealizada por antigos cafeicultores de nossa região, sua fundação constituiu um marco nas atividades agrícolas de nosso município. Em menos de 3 anos de atuação, esta cooperativa já havia conquistado o título de 2.ª MAIOR COOPERATIVA DE CAFEICULTORES DO BRASIL. Atuando exclusivamente no ramo de café, foi motivo de muitas referências elogiosas.
 Em sua caminhada, a Garcafé desfrutou de períodos de grande desenvolvimento, mas também amargou momentos de tremenda frustração. A ideia do cooperativismo remonta ao ano de 1843, na cidade de Manchester, na Inglaterra. Em novembro do ano de 1843, 28 pobres tecelões reuniram-se para procurar uma solução e o melhor meio de se fugir da miséria em que viviam. Compunha este grupo 27 homens e 1 mulher. Optaram por um armazém de consumo. Decorrido um ano reuniram um total de 28 libras esterlinas, sendo uma libra por participante. A 28.10.1844 registraram a cooperativa sob a denominação de Rochdale Society of Equitable Pioneers. Alugaram um cômodo no "Beco do Sapo" região de pântanos na cidade de Manchester, estocando pequena quantidade de farinha, açúcar, manteiga e aveia, iniciando as atividades em 21.12.1844. Estava assim criado o primeiro armazém cooperativa de consumo.
 Com tal exemplo, após dez anos haviam sido fundadas na Europa mais de 400 cooperativas. No ano de 1880, menos de cinquenta anos depois, este número alcançava a mais de 1.000 cooperativas. O que aparentemente parecia um armazém idealizado para oferecer aos associados artigos de primeira necessidade transformou-se na semente do movimento cooperativista, tendo o homem como principal finalidade e não o lucro.


DOUTRINA COOPERATIVISTA
 É a doutrina que tem por objetivo a correção do social pelo econômico, ou seja, do social porque objetiva uma distribuição mais equitativa dos lucros; do econômico porque o faz através da associação de forças e de produtos, se diferenciando dos demais tipos de sociedade por ser ao mesmo tempo uma associação de pessoas e também de um negócio para conseguir bons resultados; deverá equilibrar essa dupla característica “o aspecto social e o econômico”, buscando sempre o aperfeiçoamento de suas atividades e filosofia.
O cooperativismo somente realiza seus objetivos por meio de cooperativas. Baseado neste histórico, a exemplo das mais de 8.700 cooperativas que atuam no Brasil, lamentavelmente a Garcafé, uma empresa sólida, de renome internacional, com uma estrutura das mais modernas, não conseguiu se transformar naquilo que todos esperávamos, a exemplo de suas similares Cooxupe, Coocatrel, Cooamo, Coocapec, Coopemar, Expocaccer, Coopa e muitas outras cooperativas que hoje representam o porto seguro para todos aqueles cafeicultores que necessitam de uma estrutura para preparar e comercializar o seu produto: o café.
Num determinado momento, no ano de 2005, nossos cooperados, surpresos e estupefatos, descobrem que Garcafé, como cooperativa, nada mais representava. Daquele enorme capital financeiro e comercial, nada mais havia de concreto. Tudo havia evaporado, deixando uma enorme dívida financeira aos seus cooperados. A simples alegação de que os tempos haviam sido difíceis, para justificar a bancarrota, não convenceu a ninguém. O bom comandante mostra suas qualidades quando seu navio enfrenta as grandes tempestades. O mau comandante sucumbe à primeira onda. Vítima de uma aventura, a Garcafé soçobrou.
A nossa esperança, entretanto, é muito grande. Esperamos o julgamento definitivo de ações que demandamos para que possamos quitar o enorme passivo que herdamos e assim fazer com que um dia a GARCAFÉ, como uma fênix, possa renascer das cinzas. Até lá, comemorações somente com nossa saudade de uma grande entidade que, infelizmente, por inépcia e irresponsabilidade, quase feneceu. Entretanto, o ano de 2012 é dedicado ao ANO DO COOPERATIVISMO MUNDIAL. A todas as cooperativas do mundo nossos votos de uma ótima administração, pois somente isto é necessário para o crescimento das cooperativas atualmente.
José Wilson Lopes
Cafeicultor
Liquidante da GARCAFÉ – Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça

Prefeito de Linhares recebe lideranças do cacau - 27/4/2012



 

Lideranças do setor cacaueiro de Linhares se reuniram, nesta terça-feira (24), com o prefeito do município, Guerino Zanon, na sede da Secretaria de Desenvolvimento, para manifestar a preocupação com o atual cenário da atividade e solicitar ações para reverter o quadro.
O presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon, explicou as diversas ações que a entidade está realizando para equacionar os problemas. Uma delas, um projeto apresentado na Câmara de Vereadores e ao Secretário de Planejamento visando a produção de mudas de cacau para distribuição aos produtores. “O prefeito manifestou interesse neste projeto e vai analisar a viabilidade”, disse Buffon, após a reunião.
Buffon ainda destacou outras ações primordiais para a recuperação da lavoura cacaueira, como a criação de uma cooperativa de produtores que possa reduzir custos, organizar vendas e, num futuro próximo, verticalizar a produção, agregando valor aos produtos.
O gerente regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Paulo Siqueira, e o produtor de cacau e membro do conselho da Acal, João Soeiro, também participaram do encontro. Siqueira relatou o crescimento da doença da vassoura-de-bruxa na região e os prejuízos causados na agricultura local, porém destacou as soluções para controlar a doença. “Precisamos unir forças para criar um novo cenário”, disse Siqueira. Já Soeiro lembrou a importância econômica e social do cacau na história de Linhares e citou os contatos que o setor vem realizando com segmentos do Governo Estadual.
No final de 2011, o setor se reuniu com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, para alinhar algumas ações necessárias para recuperação da lavoura cacaueira. Linhares é responsável por 90% da produção capixaba de cacau, gerando fixação de famílias no campo. “Percebemos a sensibilização do prefeito com a situação do cacau e esperamos criar um novo momento da cultura no município. Precisamos ter ousadia”, finalizou o presidente da Acal.

Redação Campo Vivo




Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)

Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

Encontro discute criação de normas técnicas e certificações para o setor de piscicultura - 30/4/2012 Com a falta de normas de produção para algumas espécies na área da pesca, o Sebrae Nacional, em convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), realizou ontem (26) a primeira oficina com o objetivo de coletar informações sobre o sistema e métodos de produção na área e normalizar a atividade aquícola. O Estado foi escolhido para sediar a primeira dessas oficinas que acontecerão em todo país, devido à referência na produção da tilápia e à gestão do Sebrae ES com os micro e pequenos produtores do pescado. Os dados resultantes do evento de ontem, em conjunto com as outras informações que serão recolhidas em oficinas pelo país, serão base para construir um documento com as normas e certificações na atividade aquícola, tendo como principal ponto a sustentabilidade ambiental da aquicultura e criação de pescados. Depois de pronto, o documento será disponibilizado para consulta pública, garantindo e apoiando o pequeno empreendedor a capacidade de se adequar e tornar sua produção mais segura e sustentável. A coordenadora nacional do projeto de Aquicultura e Pesca do Sebrae, Newman Costa, lembra que, atendendo às adequações, o pequeno produtor ganha a credibilidade de ter o pescado certificado, desde sua criação ou pesca sem agredir o meio ambiente até sua manipulação final, trazendo mais competitividade e possibilidade de crescimento. “Com seus produtos certificados pelo INMETRO, fica mais fácil para o pequeno produtor comercializar os pescados e se inserir cada vez mais no mercado. Isso é geração de renda e também dá destaque para a região”, diz Newman. O projeto de Aquicultura do Sebrae incentiva a normalização e seus benefícios através da sensibilização dos produtores, com informações sobre o processo de adequação. Além de sustentável e competitivo, o pescado com certificação é um alvo fácil para inovação, com uso de novas tecnologias, significando mais ganho para o pequeno e micro produtor capixaba. Larissa Fafá Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião. (É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.) Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo O Campo Vivo também está no Facebook


 

Com a falta de normas de produção para algumas espécies na área da pesca, o Sebrae Nacional, em convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), realizou ontem (26) a primeira oficina com o objetivo de coletar informações sobre o sistema e métodos de produção na área e normalizar a atividade aquícola.  O Estado foi escolhido para sediar a primeira dessas oficinas que acontecerão em todo país, devido à referência na produção da tilápia e à gestão do Sebrae ES com os micro e pequenos produtores do pescado.
Os dados resultantes do evento de ontem, em conjunto com as outras informações que serão recolhidas em oficinas pelo país, serão base para construir um documento com as normas e certificações na atividade aquícola, tendo como principal ponto a sustentabilidade ambiental da aquicultura e criação de pescados.
Depois de pronto, o documento será disponibilizado para consulta pública, garantindo e apoiando o pequeno empreendedor a capacidade de se adequar e tornar sua produção mais segura e sustentável. A coordenadora nacional do projeto de Aquicultura e Pesca do Sebrae, Newman Costa, lembra que, atendendo às adequações, o pequeno produtor ganha a credibilidade de ter o pescado certificado, desde sua criação ou pesca sem agredir o meio ambiente até sua manipulação final, trazendo mais competitividade e possibilidade de crescimento. “Com seus produtos certificados pelo INMETRO, fica mais fácil para o pequeno produtor comercializar os pescados e se inserir cada vez mais no mercado. Isso é geração de renda e também dá destaque para a região”, diz Newman.
O projeto de Aquicultura do Sebrae incentiva a normalização e seus benefícios através da sensibilização dos produtores, com informações sobre o processo de adequação. Além de sustentável e competitivo, o pescado com certificação é um alvo fácil para inovação, com uso de novas tecnologias, significando mais ganho para o pequeno e micro produtor capixaba.

Larissa Fafá



Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)

Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


RIHAN E AS SUAS. 2


Yasmin, minha neta de cinco anos conversava com a tia Helena.
- Tia não é que eu estou obedecendo?
Rihan novamente, sem ser convidado para a conversa bate direto:
- Mas tem outra opção.
As crianças sabem muito bem sobre os limites que nós, os adultos, colocamos nas suas ações.

RIHAN E AS SUAS. 1


Estava eu e Eliane na mesa, quando Thais, nossa sobrinha chegando da rua fala: tão firmes no baralho.
Rihan, meu neto de 10 anos, nas proximidades não perde tempo e diz:
- É a idade.
Deve ter toda razão. 

Dada a largada para escolher o melhor boteco de Colatina


O festival vai de 04 a 26 de maio em toda a cidade.
Neste ano serão 22 bares e botecos inscritos com pratos variados, o preço máximo para os pratos é de R$10,00.
 
Quem gosta de degustar uma boa comida de boteco já pode marcar na agenda, entre os dias 04 e 26 de maio começa a 2ª edição do Roda de Boteco edição Colatina 2012. O concurso elege o melhor atendimento, bebida ao gosto do cliente e o petisco. Além da variedade, os preços são outro detalhe, variando em torno dos R$ 10,00.
 
Neste ano serão 22 bares e botecos inscritos, dois a mais que no ano anterior. Outra novidade, é o sorteio de passaportes para a van do Roda de Boteco. Um grupo de pessoas sorteados pela organização vai percorrer os locais participantes no conforto de uma van.
 
Para fechar com o circuito e conhecer os escolhidos pelo público como o melhor petisco, no dia 02 de junho, acontece o Botecão, no clube Itajuby. Com a apresentação de três bandas e a presença do grupo Fundo de Quintal, a festa vai premiar os melhores bares e botecos eleitos por voto popular.
 
A expectativa é de que mais de 4 mil pessoas participem somente do Botecão. Os ingressos para o Botecão custam R$20 (1º Lote) e já estão a venda.
 
O Roda de Boteco Colatina é uma realização da Ecos Eventos com parceira com Sindbares seccional Colatina. O evento tem patrocínio da UNESC, Itaipava e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Colatina e Câmara Municipal.
 
Texto: Danyara Corona
Foto: Divulgação
logo_colatina
 
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
Cartaz A3.jpgCartaz A3.jpg
992K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

EM COLATINA Moradores marcam presença na Ação Social do bairro Operário


No último sábado (28) mais de 500 moradores dos bairros Bela Vista, São Vicente, Perpétuo Socorro e Operário participaram da ação social do bairro Operário. Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação disponibilizou de forma rápida, prática e gratuita, diversos serviços aos moradores.
 
Atendimento de saúde, corte de cabelo, oficinas de maquiagem, inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e emissão de documentos, além de apresentações culturais foram algumas atividades oferecidas.
 
Para muitos moradores esta foi a oportunidade que faltava para tirar CPF e carteira de identidade (RG). Para as crianças, a área de lazer montada na Praça Anita Costa garantiu o dia de muita diversão.
 
A ação aconteceu até as 12 horas e contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Sanear, Corpo de Bombeiros, APAE e da Faculdade Unesc.
 
Texto: Jackson Guasti
Foto: PMC/Breno Liberato
logo_colatina
 
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
2 anexos — Baixar todos os anexos (zipado para 
  Português
Menu de codificação de nome de arquivo
)   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Ação Social (1).JPGAção Social (1).JPG
309K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Ação Social (2).JPGAção Social (2).JPG
319K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa no dia 5 de maio A expectativa da Secretaria de Saúde de Colatina é vacinar mais de 17 mil pessoas. O Dia “D” acontece neste sábado (05) em 30 pontos, o cartão de vacina é indispensável. A Secretaria Municipal de Saúde de Colatina e a Vigilância Epidemiológica estão preparando mais uma campanha de vacinação contra o vírus influenza. A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no país, incluindo o da influenza A (H1N1). A campanha começa no dia 5 de maio e termina no dia 25, sendo que o dia “D” será no dia 5 de maio, sábado. A meta é vacinar idosos, gestantes e crianças com idades entre seis meses a dois anos. Durante a campanha a população poderá contar com 30 postos de vacinação distribuídos nas Unidades de Saúde, escolas e centros comunitários. O atendimento acontece de 8 às 17 horas. Para a vacinação das crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que sejam feitas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Apenas não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação. Em Colatina a meta é vacinar 80% da população alvo, sendo 12.939 idosos, 1037 gestantes e 2075 crianças. É importante que todos levem o cartão de vacinação. A campanha de vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, pois com a chegada dessa estação cresce o risco de doenças respiratórias e aumento no número de internações hospitalares causadas por essas doenças. Texto: Danyara Corona Foto: PMC/Laércio Signorelli Prefeitura Municipal de Colatina Secretaria Municipal de Comunicação Social Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051 Email: imprensa@colatina.es.gov.br – Homepage: www.colatina.es.gov.br vacinação.JPG 274K Visualizar Compartilhar Baixar


A expectativa da Secretaria de Saúde de Colatina é vacinar mais de 17 mil pessoas.
O Dia “D” acontece neste sábado (05) em 30 pontos, o cartão de vacina é indispensável.
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Colatina e a Vigilância Epidemiológica estão preparando mais uma campanha de vacinação contra o vírus influenza. A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no país, incluindo o da influenza A (H1N1). A campanha começa no dia 5 de maio e termina no dia 25, sendo que o dia “D” será no dia 5 de maio, sábado.
 
A meta é vacinar idosos, gestantes e crianças com idades entre seis meses a dois anos. Durante a campanha a população poderá contar com 30 postos de vacinação distribuídos nas Unidades de Saúde, escolas e centros comunitários. O atendimento acontece de 8 às 17 horas.
 
Para a vacinação das crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que sejam feitas em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Apenas não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação.
 
Em Colatina a meta é vacinar 80% da população alvo, sendo 12.939 idosos, 1037 gestantes e 2075 crianças. É importante que todos levem o cartão de vacinação. A campanha de vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, pois com a chegada dessa estação cresce o risco de doenças respiratórias e aumento no número de internações hospitalares causadas por essas doenças.
 
Texto: Danyara Corona
Foto: PMC/Laércio Signorelli
logo_colatina
 
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
vacinação.JPGvacinação.JPG
274K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Concurso do Incaper oferece mais de 140 vagas no Espírito Santo


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está com as inscrições abertas até o dia 10 de maio para realização de Concurso Público. São oferecidas mais de 140 vagas em todos os municípios do Espírito Santo, para cargos de nível fundamental, médio e técnico. As inscrições só podem ser feitas pelo site www.cetroconcursos.org.br.

Os salários são de R$ 814,76 para cargos de ensino fundamental, R$ 982,50 para os cargos de nível médio e R$ 1.138,27 para os cargos de nível técnico. As provas objetivas serão aplicadas no dia 10 de junho. Os inscritos para o cargo de auxiliar de tratos culturais de plantas e manejo de animais e auxiliar de operação de máquinas também farão provas práticas nos dias 04 ou 05 de agosto.

Os interessados devem procurar o Incaper do seu município ou ligar para (27) 3636-9855. O edital pode ser acessado pelo linkhttp://www.es.gov.br:81/Banco%20de%20Documentos/PDF/abril2012/incaper-edital-1904.pdf.

Confira a seguir as vagas oferecidas para todos municípios do Espírito Santo.



MUNICÍPIO
201 - Assistente – controlar e executar atividades de suporte em desenvolvimento nas áreas administrativas
202 - Assistente de laboratórios (atividades relacionadas aos laboratórios de pesquisa)
101 - Auxiliar – Tratos culturaias de Plantas e Manejo de Animais
102 – Auxiliar – Operação de máquinas, Equipamentos agropecuários e condução de veículos
301 – Manutenção geral na área de Eletrotécnica
302 – Manutenção Geral na Área de Edificações
Afonso Cláudio
1





Água Doce do Norte
1





Águia Branca
1





Alegre
CR





Alfredo Chaves
CR





Alto Rio Novo
CR





Anchieta
CR





Apiacá
1





Aracruz
1





Atílio Vivácqua
CR





Bom Jesus do Norte
CR





Barra de São Francisco
CR





Baixo Guandu
1





Boa Esperança
1





Brejetuba
1





Cachoeiro do Itapemirim
CR





Cariacica
1





Castelo
CR





Colatina
1





Conceição da Barra
1





Conceição do Castelo
1





CRDR – Centro Serrano (Domingos Martins)
1
3

1
1

CRDR – Sul/Caparaó (Cachoeiro do Itapemirim)
CR





CRDR Centro Norte Linhares
1
3
1

1

Divino de São Lourenço
1





Domingos Martins
1





Dores do Rio Preto
CR





Ecoporanga
1





Faz. Exp. Alfredo Chaves e Cafundó
1

4



Faz. Exp. Bananal do Norte
CR

16



Faz. Exp. Eng. Agrônomo Reginaldo Conde
1

2



Faz. Experimental Linhares
CR

5



Faz. Exp. Mendes da Fonseca
CR

10



Faz. Experimental Sooretama
1

10
2


Faz. Exp. Venda Nova do Imigrante
1

12



Faz. Exp. Viana
1

3



Faz. Experimental Marilândia
1

12



Fundão
CR





Governador Lindenberg
1





Guaçui
CR





Guaraná
1





Guarapari
CR





Ibatiba
1





Ibiraçu
CR





Ibitirama
1





Iconha
CR





Irupi
1





Itaguaçu
1





Itapemirim
1





Itarana
1





Iuna
CR





Jaguaré
1





Jerônimo Monteiro
CR





João Neiva
CR





Laranja da Terra
CR





Linhares
CR





Mantenópolis
1





Marataízes
1





Marechal Floriano
1





Marilândia
CR





Mimoso do Sul
CR





Montanha
CR





Mucurici
1





Muniz Freire
1





Muqui
1





Nestor Gomes Km 41 (São Mateus Nova Venécia)
1





Nova Venécia
CR





Pancas
CR





Paraju
CR





Pedra Azul
1





Pedro Canário
1





Pinheiros
CR





Piúma
1





Ponto Belo
1





Presidente Kennedy
CR





Rio Bananal
CR





Rio Novo do Sul
1





Santa Leopoldina
CR





Santa Maria de Jetibá
1





Santa Teresa
1





São Domingos do Norte
1





São Gabriel da Palha
1





São José do Calçado
1





São Mateus
CR





São Roque do Canaã
1





Serra
1





Sooretama
1





Vargem Alta
CR





Venda Nova do Imigrante
CR





Viana
1





Vila Pavão
CR





Vila Valério
CR





Vila Velha
CR





Vitória/Sede
3

2
2
1
1

Luciana Silvestre Girelli
Assessoria de Comunicação - Incaper
luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
comunicacao@incaper.es.gov.br
(27) 3636-9865
www.incaper.es.gov.br
Edital_Concurso_Incaper_19_04_2012.pdfEdital_Concurso_Incaper_19_04_2012.pdf
3873K   Visualizar   Baixar