terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Argentina - Concurso de curtas-metragens com tema em direitos humanos recebe inscrições até 5 de março



Adital
O Espacio Memoria y Derechos Humanos, localizado em Buenos Aires, na Argentina, está lançando o 1° Concurso de Curta-metragens Temáticos sobre Direitos Humanos Enrique Juárez. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março, através do e-mail: institucionales@espacioamerica.ar. Os curtas-metragens podem ser elaborados nas categorias de ficção, documental, animação ou experimental e devem abordar a promoção e defesa dos Direitos Humanos. Os materiais enviados podem dar enfoque a histórias sobre direitos humanos e ditadura; direitos humanos e democracia e também sobre direitos humanos e militância.
A temática do concurso se casa com a produção cinematográfica do país, que tem contribuído historicamente para o relato, construção e defesa das lutas pela memória, verdade e justiça, mostrando vários enfoques sobre a violência política, a ditadura militar e nas consequências que isso causou a várias pessoas. A ditadura argentina ocorreu entre os anos de 1976 à 1983 e impôs um modelo de país autoritário, com supressão dos direitos individuais, tortura, prisão e morte de opositores, totalizando 30.000 desaparecidos, segundo os grupos argentinos de defesa dos direitos humanos como a Asociación Madres de La Plaza de Mayo e Servicio Paz y Justicia.
Enrique Juárez
O nome do concurso homenageia o poeta, roteirista, militante e cineasta Enrique Juárez, desaparecido na época da ditadura e realizador dos curta-metragens "La desconocida (1962)” e "Ya es tiempo de violência (1969)” , gravado clandestinamente.

Espacio Memoria
Já o Espacio Memoria y Derechos Humanos está localizado no prédio onde funcionava a Escuela de Mecánica de la Armada (ESMA), que a partir do golpe de estado de 1976 funcionou como um centro clandestino de prisão, tortura e extermínio de opositores.Hoje é um espaço que se propõe à homenagear as vítimas e à condenar os crimes cometidos durante o Terrorismo de Estado, além de difundir valores democráticos e de defesa dos direitos humanos.

Para mais informações sobre o concurso acesse: http://www.espaciomemoria.ar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário