terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Chávez está ‘feliz e motivado’ após voltar à Venezuela, diz o vice Maduro


Chávez está ‘feliz e motivado’ após voltar à Venezuela, diz o vice Maduro

Depois de visitar o presidente Chávez no hospital, o vice Nicolás Maduro (foto) disse que o mandatário está “estável” e encontra-se “feliz e motivado” por voltar à Venezuela. Ele ainda criticou a oposição, que tem cobrado mais transparência sobre a saúde do presidente. Já o Tribunal de Justiça anunciou que está pronto para empossar Chávez.

Caracas - O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (18) que o presidente Hugo Chávez está "feliz e motivado" após estar de volta a seu país. Depois da visita ao chefe de Estado no hospital Militar de Caracas, Maduro atendeu à imprensa e disse que o estado de Chávez é "estável".

Diante da multidão que se posicionou em frente ao hospital, o vice agradeceu à população pela solidariedade expressa depois de saber da chegada de Chávez de Havana, onde ele permaneceu por país mais de 60 dias depois de ser operado de um câncer. "Nós compartilhamos o amor, o transbordamento de alegria do nosso povo", disse.

O vice-presidente aproveitou a oportunidade para fazer um alerta aos grupos de oposição, que fizeram críticas ao modo como Chávez retornou ao país. "Esta direita asqueirosa precisa respeitar as pessoas, é melhor que fiquem em silêncio", afirmou. Maduro ainda informou que seria realizada na noite desta segunda, no próprio hospital, uma reunião do Conselho de Ministros para avaliar o andamento do governo.

Em nota, o Tribunal de Justiça disse que está pronto para empossar o presidente eleito. Apesar de não ter tomado posse em 10 de janeiro, como estava previsto, a corte autorizou Chávez a fazê-lo mais adiante, quando estivesse em condições, e que seu atual mandato, iniciado em 2007, seguisse adiante.

De supresa
O retorno de Chávez à Venezuela surpreendeu a todos. Ele anunciou apenas nesta segunda (18) que estava de volta ao país. Por meio de sua conta na rede social Twitter, informou: “Chegamos novamente à pátria venezuelana. Obrigado, meu Deus! Obrigado, povo amado! Aqui continuaremos o tratamento.”

Em seguida, Chávez agradeceu aos irmãos e líderes cubanos Fidel Castro e Raúl Castro e também ao povo venezuelano “por tanto amor”. “Sigo agarrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória, sempre! Viveremos e venceremos”, disse, na mensagem na rede social.

As declarações foram feitas três dias depois de o governo venezuelano divulgar as primeiras fotografias de Chávez desde que ele viajou à capital cubana, Havana, há mais de dois meses. Nas imagens, ele aparece deitado em uma cama ao lado das duas filhas, Maria Gabriela e Rosa Virginia.
*Com informações da Telesur e da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário