sábado, 9 de fevereiro de 2013

CNE equatoriano realizará Festival Eleitoral para motivar o voto jovem



Adital
O Conselho Nacional Eleitoral do Equador (CNE) realizará a partir desta quarta – feira o Festival da Democracia, com o objetivo de incentivar o voto jovem,já mirando as eleições gerais de 17 de fevereiro.
A entidade eleitoral equatoriana levou ao conhecimento que o Festival incluirá quatro concertos nos quais estão previstas a participação de artistas de renome nacional e internacional nas cidades de Quito, Guayaquil, Manta e Ambato entre os dias 6 a 9 de fevereiro.
Porta-vozes do CNE informaram o início da campanha com as mensagens "Dê vida à seu voto", ”Voto Transparente” e "Conheça seu candidato”. Com isso, buscam difundir o sentido, a importância e o funcionamento do processo eleitoral.
A conselheira da entidade eleitoral, Nubia Villacís, assegurou que o voto facultativo será explicado detalhadamente aos jovens entre 16 e 18 anos, já que de acordo com o padrão eleitoral são 554 mil jovens com idades dentro desse perfil que poderão exercer seu direito ao sufrágio.
Além do Festival, o CNE realizará um registro fotográfico e a publicação do livro "Rostros de la Democracia”, que permite aos cidadãos serem atores democráticos dentro dos limites dos comícios.
Para os registros fotográficos, os participantes deverão retratar os diferentes momentos e rostos,que o processo eleitoral possui, podendo ser de membros de diferentes cidades do Equador.
O CNE tem realizado capacitações de diferentes níveis a fim de garantir o bom funcionamento das próximas eleições, em que é esperada uma alta participação.
No próximo dia 17 de fevereiro se realizarão as eleições gerais no Equador, em que 11,6 milhões de equatorianos estão convocados para eleger presidente e vice–presidente,137 legisladores e 5 parlamentares andinos.O Conselho Nacional Equatoriano realizará uma contagem rápida dos votos para anunciar os vencedores das eleições no mesmo dia .
Para obter a presidência o candidato deve ter 50% mais 1 dos votos válidos ou 40% dos votos válidos e uma diferença de 10 pontos sobre o segundo colocado.
A notícia é da TeleSur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário