sábado, 9 de fevereiro de 2013

Com foco em meio ambiente, jovens dominicanos/as se preparam para Primeiro Congresso Nacional de Juventude



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Como parte das comemorações do Dia Nacional da Juventude, celebrado na República Dominicana em 31 de janeiro, jovens de várias partes do país participam de atividades preparatórias ao Primeiro Congresso Nacional de Juventude e Meio Ambiente 2013, que acontecerá no próximo dia 1º de março em Santo Domingo.Os pré-congressos regionais já estão acontecendo e reunindo jovens para discutir sobre temas ligados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Amanhã (8) o encontro será em Santiago e tratará sobre gestão integral da água. No dia 15, é a vez de os/as jovens da região Leste país e de San Pedro de Macorís se reunirem na Universidade Central do Leste (UCE) para debaterem o tema "Gestão integrada de zonas costeiras”. Outra etapa do pré-congresso acontecerá no dia 22 de fevereiro na região sul, na cidade de Barahona, para discutir sobre a situação do lago Enriquillo.
O objetivo é fazer com que os/as jovens reflitam, troquem experiências e aprofundem o conhecimento sobre a situação do meio ambiente e dos recursos naturais de suas regiões, através de debates sobre gestão dos resíduos sólidos, situação geral dos recursos naturais, mudanças climáticas, gestão da água, situação do Lago Enriquillo, energias renováveis, reflorestamento, biodiversidade, desenvolvimento sustentável, áreas protegidas, entre outros.
Em cada etapa participam cerca de 150 jovens com idade entre 15 e 25 anos, e para o Congresso final, no dia 1º de março, a expectativa é a de que participem cerca de 500 jovens. São estudantes universitários, ativistas políticos e integrantes de grupos religiosos.
OPrimeiro Congresso Nacional da Juventude e Meio Ambiente 2013 é uma realização dos Ministérios da Juventude e do Meio Ambiente e Recursos Naturais, junto à Pastoral Juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário