sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Congresso apresenta novo prazo para envio de trabalhos sobre tráfico de pessoas


A-A+


Tatiana Félix *

Adital -
Interessados/as em participar do 3º Congresso Latino-americano sobre Exploração e Tráfico de Pessoas: Globalização, Exploração e Acesso à Justiça: articulação de diálogos regionais, que se realizará na Universidade dos Andes, em Bogotá (Colômbia), de 16 à 18 de julho deste ano, têm uma nova data para enviar os resumos de seus trabalhos: 17 de março. Podem participar acadêmicos, pesquisadores, ONGs, funcionários de governos, organizações internacionais e demais profissionais do setor privado que trabalhem direta ou indiretamente com o tema. Com este novo prazo, os/as selecionados/as serão conhecidos no dia 17 de maio e o envio completo dos artigos deve ser feito até o dia 1º de julho.
Os/as interessados/as em participar podem apresentar propostas de estudos acadêmicos ou estudos de caso e experiências (entrevistas, vídeos e outros). Os/as autores/as devem indicar no resumo em qual painel, simpósio e subtema quer participar. Para mais informações sobre as inscrições, acesse:http://congresotrata2013.uniandes.edu.co/index.php/inscripciones
Congresso
Em sua terceira edição, o Congresso Latino-americano sobre Exploração e Tráfico de Pessoas:Globalização, Exploração e Acesso à Justiça: articulação de diálogos regionaistem o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre organizações sociais, acadêmicos, governos e entidades internacionais sobre os desafios e os novos direcionamentos no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Para isso, pretende aprofundar a compreensão do tráfico a partir de uma análise relacionada com as seguintes temáticas: "tendências e mudanças originadas pela globalização", "a compreensão do ‘acesso à justiça’ para a vítima e as limitações das respostas legais e jurídicas existentes" e "o papel das interações comunicativas, sociais e técnicas, para a prevenção e luta contra o tráfico de pessoas na América Latina, uma gravíssima violação dos direitos humanos que afeta principalmente mulheres e crianças".
Os temas centrais dos diálogos no Congresso serão "Globalização e Tráfico", "Direitos e Justiça" e "Comunicação, Observatórios e Novas Tecnologias". As atividades também dialogarão de forma particular sobre o contexto do tráfico e fatores facilitadores para o crime; atores e seus papéis: construção e desconstrução do tráfico; e mudanças e continuidades nos processos de interação do tráfico de pessoas.
O tráfico de seres humanos é um crime complexo praticado por redes criminosas que se ramificam em vários países para aliciar pessoas para fins, na maioria dos casos, de exploração sexual, trabalho escravo, casamento forçado, retirada de órgãos e tecidos. Estimativas apontam que o tráfico de pessoas está entre os três crimes mais lucrativos do planeta e tem como alvo principal mulheres, jovens e crianças.
O Congresso é uma realização da Universidade dos Andes, do Comitê Latino-americano de Exploração e Tráfico de Pessoas e outras entidades.
Para mais informações, acesse: http://congresotrata2013.uniandes.edu.coou escreva para: congresotrata2013@uniandes.edu.co

Nenhum comentário:

Postar um comentário