quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Criada comissão para avaliar a sistema de autorização do trabalho estrangeiro


 O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) aprovou nesta terça-feira (19) a criação de Comissão Especial para Estudo do Sistema Brasileiro de Migração Laboral Qualificada. A comissão tem por incumbência estudar e avaliar a eficácia do atual sistema de vistos de trabalho praticado no Brasil.

“É preciso aprofundar o conhecimento da demanda por profissionais estrangeiros e avaliar se o atual sistema de vistos de trabalho é capaz de oferecer respostas na velocidade necessária. O requisito fundamental, entretanto, é que a prioridade é do trabalhador brasileiro”, ponderou o presidente do Conselho, Paulo Sérgio de Almeida.
Segundo Almeida a concessão de vistos vem aumentando e existem dificuldades estabelecidas pela atual Lei de Migrações. Para ele, a lei que rege a expedição de vistos de trabalho é antiga (1980) e precisa ser remodelada para atender às atuais necessidades do país. “É preciso ainda pensar em formas de levar aos brasileiros que vivem no exterior as oportunidades de emprego no Brasil” ressalta.
Para o presidente do CNIg, o atual sistema de liberação de vistos segue a demanda do mercado de trabalho, porém, ele acredita que é necessário um estudo mais aprofundado com vistas a avaliar se as necessidades do mercado por profissionais estrangeiros qualificados estão sendo, de fato, supridas.
Assessoria de Comunicação Social MTE
(61) 2031.6537/2430 acs@mte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário