segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Dia Internacional de Tolerância Zero com a Mutilação Genital Feminina



OMS
Organização Mundial de Saúde
Adital
O Dia Internacional de Tolerância Zero com a Mutilação Genital Feminina é celebrado a cada ano, no dia 6 de fevereiro, para sensibilizar o público acerca dessa prática. A mutilação genital feminina, do tipo que seja, é considerada uma prática prejudicial e uma violação dos direitos humanos das meninas e das mulheres. A OMS (Organização Mundial da Saúde) se comprometeu a eliminar a mutilação genital feminina no prazo de uma geração, e para esse efeito realiza atividades de divulgação , investigação e orientação dirigidas aos profissionais de saúde e sistemas de saúde.

São consideradas mutilações genitais femininas todos os procedimentos que impliquem a extirpação parcial ou total dos genitais externos femininos ou à lesão dos órgãos genitais femininos que não respondam à razões médicas. A mutilação genital feminina carece de benefícios conhecidos para a saúde. Portanto, se associa a uma série de riscos a curto e longo prazos para a saúde física, mental e sexual, como também para o bem–estar.

A mutilação genital feminina afeta por volta de 140 milhões de meninas e mulheres, e cada ano mais de 3 milhões de meninas correm o risco de sofrê–la. A OMS dedica a este ano uma atenção especial à preocupante tendência de que sejam os próprios prestadores de atenção à saúde que realizam a mutilação genital feminina , contribuindo desse modo para legitimá–la e mantê–la .
Enlaces

Nenhum comentário:

Postar um comentário