segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Entrevista - JMJ Rio 2013 chama jovens a vivenciarem ‘fé viva e transformadora’



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Falta pouco mais de cinco meses para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que reunirá, pelo menos, dois milhões de jovens de vários países, entre 23 e 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Neste tão esperado encontro com o Papa, os/as jovens serão os/as protagonistas para vivenciar e anunciar a mensagem de Cristo. Em entrevista à ADITAL, o Comitê Organizador Local (COL), da JMJ Rio2013, diz que o foco agora é preparar toda a estrutura para este encontro espiritual e destaca que os/as jovens podem assumir o chamado à missão também através das redes sociais. Confira:
ADITAL - Quais são os objetivos da JMJ? O que significa esse evento para a Igreja e para os jovens?

COL - A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tem como objetivo principal levar os jovens católicos a se encontrarem com Cristo num tempo de peregrinação, além de anunciar a mensagem de Cristo e mostrar o ‘rosto’ jovem da Igreja. Os jovens são os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ mostra ao mundo o testemunho de uma fé viva e transformadora. Para a Igreja, a JMJ sempre deixa um rastro positivo de renovação.

ADITAL – Fala-se que a Jornada Mundial da Juventude 2013 pode reunir no Rio de Janeiro cerca de 4 milhões de jovens, o que se igualaria ao número de participantes da maior edição da JMJ, que aconteceu nas Filipinas em 1995. Com um dos maiores públicos previstos, como estão os preparativos?

COL - Não temos uma expectativa do público que virá ao Rio. Estamos nos preparando para receber em torno de 2 milhões de peregrinos, que foi o resultado da JMJ em Madri em 2011. É uma preparação tanto espiritual como no aspecto logístico. Uma delegação do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 esteve reunida com os membros do Pontifício Conselho para os Leigos e a pessoa responsável pelas viagens papais, em janeiro, no Vaticano. O grande trabalho agora é em Guaratiba: preparar o terreno nos próximos cinco meses.

ADITAL - A 26ª Jornada Mundial da Juventude aconteceu em Madri, Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de jovens. Com base nesta última experiência internacional, quais são as perspectivas para o evento no Brasil, que prevê um dos maiores públicos?

COL - A expectativa é fortalecer a fé, a esperança, mostrar uma Igreja Católica universal, abrir os corações.

ADITAL - Quais serão os principais temas a serem abordados com os jovens durante a JMJ Rio 2013?

COL - As formações acontecem nas catequeses que vão abordar o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações!" (cf. Mt 28, 19).

ADITAL - Sob o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações!", quais são os desafios de realizar esse grande evento no Brasil? E como estimular os jovens para se envolverem mais nos trabalhos de evangelização da igreja?


COL - A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado de Cristo, a ser generosos ao dar um testemunho de vida cristã. No Brasil, com a JMJ, os jovens poderão assumir o chamado à missão e participar da Jornada como testemunhas vivas de Cristo. Como o Papa Bento XVI lembra, as redes sociais são importantes meios de evangelização.
Leia mais sobre a Jornada Mundial da Juventude 2013:

Nenhum comentário:

Postar um comentário