quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Exportações de café da Índia caem devido a pragas na produção e à vulnerabilidade da economia europeia



postado há 21 horas e 35 minutos atrás

As exportações de café da Índia, terceiro maior fornecedor da Ásia, poderão declinar pelo segundo ano consecutivo à medida que a desaceleração econômica na Europa reduz a demanda e os danos dos ataques de pragas reduzem a colheita.
As exportações de café da Índia, terceiro maior fornecedor da Ásia, poderão declinar pelo segundo ano consecutivo à medida que a desaceleração econômica na Europa reduz a demanda e os danos dos ataques de pestes reduzem a colheita.

As exportações poderão cair para menos de 300.000 toneladas nesse ano, ante o registro de 310.886 toneladas em 2012, disse o presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia, Ramesh Rajah. As exportações caíram em 9,4% no ano passado, a primeira queda anual em três anos, de acordo com dados do Conselho de Café da Índia.

Uma queda nas ofertas da Índia pode ajudar a limitar a queda de 39% nos preços do café arábica no ano passado em Nova York e reduzir os custos para a Starbucks Corp. e Nestlé SA.

Os estoques monitorados pelo ICE Futures U.S. alcançaram 2,63 milhões de sacas de 50 quilos em 1 de fevereiro, o maior desde março de 2010. A recessão na Itália, Rússia e Espanha, principais compradores da Índia, limitaram a demanda pela commodities.

“Os pedidos estão menores esse ano porque as economias dos principais mercados não estão bem e os compradores estão buscando café mais barato. As exportações de café arábica da Índia serão menores, já que os preços caíram bastante e os exportadores não querem vender a esses preços”.

A economia da área do Euro caiu em 0,1% no terceiro trimestre após uma contração de 0,2% nos três meses anteriores. O Produto Interno Bruto (PIB) provavelmente caiu mais 0,4% de outubro a dezembro e se manterá estagnado no primeiro trimestre de 2013, de acordo com uma pesquisa do Bloomberg. A Europa foi responsável por 38,3% do consumo global de café verde em 2012, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A colheita de café na Índia poderá declinar nesse ano devido aos ataques de pragas causados pelo clima seco durante o período de floração e das chuvas durante a colheita, disse Rajah. A produção poderá cair para 310.000 toneladas nesse ano, começando em 1 de outubro, de um recorde de 314.000 toneladas no ano anterior, disse ele.

“O clima foi muito incomum no ano passado. As últimas chuvas levaram a atraso na chegada da nova colheita por três a quatro semanas e a colheita está apenas chegando ao mercado”.

Os ataques de pragas, como a broca branca do tronco, devido ao clima seco após a floração reduziu a produtividade, disse ele.

A Índia exportou 21.557 toneladas de café em janeiro, compreendendo 6.689 toneladas de arábica, 6.257 toneladas de robusta e 8.611 toneladas de café instantâneo.

A reportagem é da Bloomberg, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário