sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fundo de Iniciativas Juvenis recebe inscrições até 10 de março



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Seguem abertas até o dia 10 de março as inscrições para o Fundo de Iniciativas Juvenis: projetos de investigação, uma iniciativa do Instituto Nacional da Juventude (INJU) do Ministério do Desenvolvimento Social do Uruguai (MIDES), para jovens investigadores/as de até 30 anos de idade.
Com o tema "Jovens, Instituições e Delito", o Fundo tem o objetivo de "estimular a geração e divulgação de conhecimentos realizados por jovens que sirvam como insumos para o desenvolvimento de políticas de juventude no Uruguai”.
Para participar é necessário ter até 30 anos de idade e ser estudante em nível superior avançado ou egresso. De acordo com a convocatória, o/as candidato/as devem preencher o formulário pelo site do Inju com dados pessoais e currículo, baixar o documento e completar com a descrição do projeto, e em seguida enviar todos os documentos em formato pdf para o e-mail: injuinvestiga@gmail.com. Os trabalhos podem ser apresentados individualmente ou em grupo de até três integrantes.
Todos os projetos devem ser elaborados com foco na questão de gênero. As linhas de investigação são: Causas do delito; Instituições; Políticas sociais e criminais e Meios de comunicação e opinião pública. Os trabalhos devem ser inéditos.
Finalizadas as inscrições, serão escolhidas cinco propostas as quais receberão um prêmio de 30 mil pesos uruguaios. Serão observadas a qualidade do projeto, relevância, originalidade, planejamento, coerência, inclusão da perspectiva de gênero entre outros critérios de avaliação. O resultado com os projetos escolhidos será divulgado no site do Mides/Inju no dia 28 de março.
A execução dos projetos começará no próximo dia 1º de abril e finalizará no dia 2 de agosto deste ano. Os documentos finais serão publicados na Revista Mirada Jovem (em português, Olhar Jovem) e podem ser divulgados em outras instâncias.
Já na terceira edição, o Fundo de Iniciativas Juvenis é uma oportunidade para apoiar jovens investigadores/as a desenvolverem um projeto temático com foco em juventude e delito desde uma perspectiva de gênero. A ideia é saber com mais detalhes sobre a situação da juventude no país e assim, avançar na construção de políticas públicas. Além disso, a iniciativa promove o debate político sobre juventude, garante a inclusão do tema de perspectiva de gênero e contribui para dar visibilidade sobre as desigualdades existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário