quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Hospital gaúcho abre chamada para aquisição de alimentos da agricultura familiar



20/02/2013 07:21

O Grupo Hospitalar Conceição (CHC/RS) abrirá Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Agricultores familiares e cooperativas de todo o Brasil terão a chance de participar dessa primeira Chamada de um hospital gaúcho para vender seus produtos e ampliar o mercado. De 22 ao dia 25 de fevereiro, as propostas poderão ser enviadas ao Grupo.
A abertura das propostas está prevista para o dia 08 de março. O foco do Grupo Hospitalar é a compra de arroz (21 toneladas), de feijão (7,8 toneladas) e de massas (uma tonelada). De acordo com o coordenador das políticas de comercialização de produtos da agricultura familiar do MDA, Pedro Bavaresco, essa é uma grande oportunidade para os produtores do campo. “É mais um mercado que está se abrindo para a agricultura familiar. É um começo para eles”, disse.
Para participar, os agricultores familiares (pessoas físicas) e as cooperativas (pessoas jurídicas) devem ter, dentre outros itens, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e uma declaração que comprove que os alimentos a serem vendidos são de fabricação própria. Para outras informações sobre o edital, o interessado deve acessar a página na internet: http://www.ghc.com.br.
Compra institucional 
A modalidade Compra Institucional amplia as oportunidades de mercado para a agricultura familiar. Aqui, órgãos da administração direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios compram, com seus próprios recursos, alimentos para atender as demandas regulares de restaurantes universitários, presídios, hospitais, academias de polícia, entre outros. Essa modalidade dispensa licitação, utilizando as regras do PAA.
Agenda do ministro 
Na sexta-feira, dia da abertura para envio das propostas para a chamada pública, o ministro Pepe Vargas estará em Porto Alegre (RS), no evento de adesão do GHC ao PAA, às 17h, no Palácio Piratini.
No sábado, ele participará da 5ª Mostra e 2ª Feira de Flores da Cunha (RS), às 15h, no Parque da Vindima Eloy Kunz, no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário