segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ministério da Saúde lança Manual de Atenção Integral a Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids



Adital
"A epidemia de aids entre adolescentes e jovens, ao longo dos últimos 30 anos, mantém-se como um desafio para os profissionais de saúde, tanto no campo da prevenção de novos casos, como no campo do tratamento, especialmente em função da tendência ao aumento da prevalência da infecção pelo HIV na população jovem”. Assim começa o Manual de Atenção Integral a Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids, lançado pelo Ministério da Saúde neste ano de 2013.
A versão 2013 da cartilha já está disponível para download no site do ministério através do link. Ela tem como objetivo apresentar aos profissionais da saúde aspectos do cuidado integral que promovam a qualidade de vida e assistência a essa população.
Os temas abordados estão relacionados aos aspectos epidemiológicos da infecção pelo HIV nesse grupo populacional, considerações sobre a adolescência, revelação do diagnóstico, adesão ao tratamento, saúde sexual e reprodutiva, avaliação nutricional e transição.
Os assuntos que compõe o documento foram elencados a partir da discussão realizada com representantes da Rede Nacional de Jovens Vivendo com HIV e Aids, profissionais e pesquisadores. A elaboração do conteúdo, segundo o Ministério, foi baseada em evidências científicas e experiências propostas por um Grupo de Trabalho composto por profissionais que atuam com essa faixa etária.
Um dos objetivos da publicação é o de apresentar aos profissionais da saúde aspectos do cuidado integral, que promovam a qualidade de vida e a qualidade da assistência, este documento aborda temas relacionados aos aspectos epidemiológicos da infecção pelo HIV nesse grupo populacional, considerações sobre a adolescência, revelação diagnóstica, adesão ao tratamento, saúde sexual e saúde reprodutiva, avaliação nutricional e transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário