quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ministro visita empreendimentos gaúchos selecionados pelo programa Talentos do Brasil Rural



13/02/2013 12:00

Ministro visita empreendimentos gaúchos selecionados pelo programa Talentos do Brasil Rural

Foto: Andrea Farias/MDA

Em Bento Gonçalves , município a 109 quilômetros da capital gaúcha, vive a família Strapazzon, produtora de quatro tipos de uva. Ela está entre os 89 selecionados de todo o país pelo Projeto Talentos do Brasil Rural para inserir seus produtos no mercado das doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil. Na tarde dessa quarta-feira (13), eles receberam a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, que visitou também outro empreendimento bento-gonçalvense, a Vinícola Família Larenti’s.
Os Strapazzon e a Família Larenti’s produzirão sucos e vinhos para serem consumidos durante a Copa. Mas entre os 89 empreendimentos selecionados há diversos outros produtos. O investimento total no projeto, resultado de uma iniciativa do MDA, em parceria com o Ministério do Turismo e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ultrapassa os R$ 4 milhões.
Durante a visita em Bento Gonçalves, Pepe Vargas ressaltou a importância do projeto e da parceria. “Essa iniciativa é importante para o desenvolvimento econômico do meio rural e também para o investimento do turismo e agricultura familiar. Essa parceria na área de serviços vem se intensificando”, disse.
O diretor do Departamento de Agregação de Valor e Renda do MDA, Arnoldo de Campos, lembra que esse investimento na agricultura familiar voltada para o ramo do turismo é apenas uma das iniciativas do projeto Talentos do Brasil Rural. “O projeto tem duas grandes vertentes. Uma é a de produtos, em que trabalhamos com a agroindústria, como alimentos, bebidas, artesanato e cosméticos, sendo um grupo de empreendimentos para cada um desses segmentos. E a outra linha do projeto é de serviços, onde estamos trabalhando o turismo rural. A ideia é aproveitar as oportunidades da Copa imaginando que o turista vai, além de ver os jogos, conhecer o turismo rural no entorno das cidades-sede”, explicou. 

Seleção criteriosa 

Para ser selecionadas, a Cantina Strapazzon e Vinícola Família Larenti’s precisaram seguir uma série de pré-requisitos. Um deles era a exigência de que o empreendimento tivesse agricultura familiar. O outro era que fizessem parte de um roteiro estruturado de turismo para receber os visitantes das cidades-sede da Copa de 2014.
Vilso Strapazzon, de 52 anos, se orgulha ao dizer que a família dele tem experiência de 133 anos no ramo da produção de uva. Ele já faz parte da quarta geração. Na propriedade de 24 hectares , além de cultivar a fruta, produz vinho colonial e 300 mil litros de suco por ano. Ainda reserva tempo para atender os turistas que visitam a propriedade.
“O que se vê é um grande índice de jovens indo para a cidade. Mas são ações como essa do MDA que mantêm as famílias no campo, tornando a produção economicamente viável. O Talentos do Brasil Rural ajuda a melhorar o roteiro turístico e até mesmo a autoestima das pessoas, porque valoriza a produção e os serviços oferecidos por aqueles que estão na terra”, avaliou Vilso. Segundo ele, o roteiro turístico é fundamental para a comercialização de seus produtos. 

Apoio
O Sebrae do Rio Grande do Sul é quem está executando o projeto em todo o Brasil. Segundo a coordenadora do Sebrae RS, Vânia Regina Fernandes, as ações são coordenadas na sede gaúcha. “Todas as ações que ocorrem no Brasil, tanto na parte de fornecedores de produtos como na parte de roteiros turísticos, são operacionalizadas aqui. Há um comitê gestor que é responsável por todas as estratégias”, contou. A contratação de equipe para executar as ações, por exemplo, é de responsabilidade deles.
Vânia comentou, ainda, o que levou esse empreendimento da família Strapazzon a ser escolhido, por meio de chamada pública. “Selecionamos empreendimentos em melhor estágio de desenvolvimento, até mesmo porque precisamos mostrar que empreendimentos da agricultura familiar podem fornecer para grandes redes, sem problemas de entregas. O receio no mercado é a capacidade produtiva, o prazo, o preço. Então, não podemos arriscar nesse sentido”, justifica. A Copa das Confederações, marcada para junho deste ano, será um treinamento para essas cooperativas e associações da agricultura familiar. 

Projeto
 

O Talentos do Brasil Rural, que tem abrangência nacional, busca inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta do setor. O foco da comercialização é o turista que virá ao Brasil antes, durante e depois da Copa do Mundo da FIFA 2014.
A ideia é que os visitantes nacionais e internacionais sejam contemplados com um mercado turístico caracterizado por produtos da agricultura familiar, seja nos cosméticos distribuídos no hotel, em sua alimentação com produtos orgânicos, no artesanato presente em lojas que vendem recordações do lugar, ou ainda em um passeio a um destino rural. Outro objetivo é impulsionar a preparação da agricultura familiar para vencer o desafio de fornecer produtos para o consumo internacional.

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